Fórmula E abre temporada na batida do samba e com carro mais veloz que F1
Acostumado ao batuque do samba e ao peso dos carros alegóricos, o Sambódromo do Anhembi (SP) dá espaço para o carro com a maior aceleração do mundo, que fará a sua estreia neste sábado (7), na corrida que marca o início da temporada 2024/25 da Fórmula E.
O que aconteceu
O GEN3 Evo vai de zero a 100 km/h em apenas 1,86s, superando em 30% os atuais carros da Fórmula 1. Ele também conta com uma carroceria mais estreita e agressiva, além de ganho de rendimento estimado em 2% em relação ao modelo anterior.
Para efeito de comparação, o carro acelera mais rápido na largada do que se você soltar ele de um prédio. Não existe nenhum carro no planeta que faz isso.
Lucas Di Grassi, piloto e campeão da Fórmula E na temporada 2016-17
É um carro muito mais forte, com uma cavalagem muito maior. A gente tem a expectativa de muita ultrapassagem. Uma prova muito mais disputada. A Fórmula E já é conhecida por isso, e a tendência é intensificar isso ainda mais.
Guilherme Birello, organizador da prova de São Paulo da Fórmula E
E claro que, além da velocidade, não podia faltar samba, e a dupla da McLaren se arriscou. Guiados pelo sambista Vitor da Candelária e oito integrantes do Os de Ouro Samba Show, Sam Bird e Taylor Barnard se divertiram ao tenta tocar alguns instrumentos.
É a terceira vez que a Fórmula E vem a São Paulo, mas a cidade abre a temporada pela primeira vez. O grid conta com apenas um brasileiro, Lucas Di Grassi, da Lola Yamaha.
Estamos falando de um dos maiores ambientes urbanos do mundo. E também há 11 milhões da Fórmula E tem neste país. [...] Então, começando pelo caro completamente novo e misturando com a paixão dos brasileiros, acho que teremos um evento espetacular.
Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E
Esta edição também conta com um número recorde de corridas, 16. O circuito incluiu provas em Miami (EUA) e Jeddah (Arábia Saudita), além de rodadas duplas em Mônaco e Tóquio (Japão).
A corrida será neste domingo (7), às 14h (de Brasília). A programação, porém, inicia às 7h (de Brasília), com o segundo treino livre, seguido, às 9h40 (de Brasília), do classificatório.
Confira o calendário da Fórmula E
- 7/12 - São Paulo
- 11/1/25 - México
- 14/2 - Jedá (Arábia Saudita)
- 15/2 - Jedá (Arábia Saudita)
- 12/4 - Miami (EUA)
- 3/5 - Mônaco
- 4/5 - Mônaco
- 17/5 - Tóquio (Japão)
- 18/5 - Tóquio (Japão)
- 31/5 - Xangai (China)
- 1º/6 - Xangai (China)
- 21/6 - Jacarta (Indonésia)
- 12/7 - Berlim (Alemanha)
- 13/7 - Berlim (Alemanha)
- 26/7 - Londres (Inglaterra)
- 27/7 - Londres (Inglaterra)