Ainda dá? Palmeiras nunca perdeu título brasileiro para o Botafogo
Apenas um cenário garante o tricampeonato brasileiro ao Palmeiras, mas o clube conta com um retrospecto favorável contra o Botafogo quando o assunto é disputa do título nacional. O Alviverde levou a melhor na final em 1972 e superou os rivais na disputa por pontos corridos em 2023.
O que aconteceu
O Palmeiras foi campeão brasileiro em 72 após empate sem gols em final contra o Botafogo. Por ter a melhor campanha geral, o Alviverde de Ademir da Guia, Leivinha e Oswaldo Brandão assegurou o título com uma igualdade no Morumbi. Na semifinal, o time paulista eliminou o Internacional, também com um empate.
Na época, o Brasileirão contava com 26 clubes, divididos em quatro grupos de sete ou oito equipes. Todos se enfrentavam em turno único, com os quatro melhores de cada chave avançando para a segunda fase. Os 16 times eram divididos em quatro grupos, onde apenas os primeiros colocados iam para a fase final, composta por semifinais e final.
Após 51 anos, Palmeiras e Botafogo disputaram novamente o título brasileiro, e o Alviverde, de novo, levou a melhor. O Botafogo liderou a competição até a 33ª rodada, mas caiu de produção, viu o Palmeiras de Endrick deslanchar e assegurar o bicampeonato.
Agora os cariocas estão a um empate de acabar com o jejum. O Botafogo lidera o Brasileirão com 76 pontos, três a mais do que o vice Palmeiras, e tem mais de 90% de chance de ser campeão. Os cariocas recebem o São Paulo na última rodada, marcada para este domingo (8), às 16h (de Brasília).
Já o time de Abel Ferreira só levantam a taça caso vença o Fluminense e o Botafogo perca para o São Paulo. Dessa forma, as equipes empatariam em número de pontos, e o Alviverde levaria a melhor no número de vitórias (23 a 22).
Palmeiras levou a melhor também em 69
O Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 1 no último jogo do quadrangular final, confirmando o título. Foi o único triunfo do time de Rubens Minelli na fase final.
O Alviverde, porém, precisava de uma combinação de resultados para garantir a taça. O clube paulista precisava torcer por uma derrota do Corinthians (contra o Cruzeiro) e bater o Botafogo por uma diferença de gols superior à da vitória dos mineiros. No fim, o Cruzeiro bateu o Corinthians por 2 a 1, e o troféu ficou com o Palmeiras.