Miguel Angelo da Luz lança livro em São Paulo e sonha em entrar para o hall da fama do basquete
Nesta terça-feira, Luciano Maluly, Marcelo Cardoso e Miguel Angelo da Luz lançaram o livro "Não é só sorte - Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo" em São Paulo.
A Gazeta Esportiva marcou presença no evento, realizado no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, em São Paulo. À reportagem, Miguel Angelo da Luz falou sobre o livro e revelou a sua ambição de estar no hall da fama do basquete.
"Tudo o que me perguntaram eu respondi. O livro está completo. O que me falta é estar no hall da fama do basquete. Até o Brasil conquistar no Mundial, apenas EUA e União Soviética tinham sido campeões. A nossa conquista serviu até para a criação da WNBA. Acredito que eu mereça essa homenagem", relatou.
O técnico comandou a seleção brasileira feminina de basquete no inédito título mundial que quebrou a hegemonia de Estados Unidos e União Soviética, em 1994, na Austrália, além de liderar a equipe que conseguiu a única medalha de prata olímpica, em 1996, em Atlanta (EUA).
Atualmente, o hall da fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA) conta com oito brasileiros. São seis jogadores (Hortência, Janeth, Paula; Amaury Pasos, Ubiratan e Oscar Schmidt) e dois treinadores (Antônio Carlos Barbosa e Togo Renan Soares, mais conhecido como Kanela).
Além desta lista, há o Memorial Naismith, localizado em Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos, que também exalta os grandes nome do basquete. Apenas três brasileiros fazem parte deste grupo: Ubiratan, Hortência e Oscar Schmidt.
Sobre o livro
Na obra, os autores detalham os bastidores e os segredos dos chamados "Anos Luz do Basquete", quando o Brasil foi para o topo do ranking mundial. Histórias dramáticas, de superação, divertidas ou curiosas são costuradas com a biografia do técnico e narrativas que envolvem personagens importantes das conquistas do basquete brasileiro.
O livro traz depoimentos de Paula, Hortência, Janeth, Marta, Alessandra, Cintia Tuiú, Helen, Sérgio Maroneze, Hermes Balbino, Juarez Araújo, Marcelo Barreto, Sérgio de Barros, parentes e amigos, entre outros colaboradores.
Luciano Victor Barros Maluly é doutor em Ciências da Comunicação, jornalista e professor do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além de autor do livro Jornalismo Esportivo: princípios e técnicas.
Marcelo Cardoso é jornalista e professor, mestre em Comunicação, especialista em Comunicação Jornalística e ministra cursos e palestras. Atuou nas Rádios América, Bandeirantes, Capital, Eldorado e no 'O Estado de S. Paulo'.
"Não é só sorte - Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo" é dedicado a Valdir Baptista, professor, jornalista e cineasta, que iniciou o projeto junto com os autores, mas faleceu logo em seguida.