Corinthians amassa Vasco em 23 minutos, engata a 6ª e cola na Libertadores
O Corinthians dominou o Vasco na Neo Química Arena, na tarde deste domingo (24), garantiu a vitória em uma "blitz" feita no primeiro tempo e deu mais um passo na briga por vaga na Libertadores do ano que vem. O triunfo por 3 a 1 foi construído com gols de Gustavo Henrique e dois de Garro, que foi um dos destaques do jogo. Puma descontou para os visitantes no segundo tempo.
Com o resultado, o Alvinegro chega aos 47 pontos e encosta no G7 — tem a mesma pontuação do Cruzeiro, que tem um jogo a menos. O Cruz-Maltino, por outro lado, permanece com 43, e vê as chances de chegar à competição continental ficarem ainda menores, além de ter perdido posição.
A equipe de Ramón Díaz, que chegou à sexta vitória consecutiva no Brasileiro, volta a campo no sábado, quando visita o Criciúma no Heriberto Hülse. Já o Vasco — que perdeu a quarta consecutiva —, recebe o Atlético-GO em São Januário, também no sábado.
Como foi o jogo
Tempo em que só um time jogou. O primeiro tempo foi um completo atropelo do Corinthians em cima do Vasco. A equipe da casa dominou as ações, ditou o ritmo e chegou com enorme facilidade ao ataque, enquanto o Cruz-Maltino se mostrava completamente perdido e sem qualquer poder de reação. Em apenas 23 minutos de jogo, o Timão criou inúmeras oportunidades claras de gol, e converteu três delas, uma vez com Gustavo Henrique e duas com Garro — e o placar não foi mais elástico antes do intervalo por falta de capricho nas finalizações.
Mudanças. Ainda aos 30 minutos de jogo, Rafael Paiva fez duas mudanças em uma esperança de mudar o cenário negativo. Emerson Rodríguez entrou na vaga de Paulo Henrique e Maicon entrou no lugar de Leandrinho. Assim, o time que tinha quatro laterais em campo — dois atuando como ponta — passou a ter dois, e com uma mudança na formação. Com exceção de um chute de João Victor sem qualquer perigo para Hugo Souza, o Vasco não conseguiu chegar ao gol adversário.
Corinthians administra. Com a boa vantagem no placar, o Timão voltou para o segundo tempo com a tranquilidade e passou a controlar o jogo, administrando o resultado. Ainda assim, achou espaços e chegou bem ao ataque, com chance de ampliar. O Vasco, por sua vez, fez novas mudanças e sinalizou querer apenas evitar um prejuízo ainda maior. Vegetti, único atacante do time, foi sacado para a entrada do volante Jair, enquanto Payet saiu para Coutinho.
Não pode. A transmissão do Premiere relatou que Vegetti demorou a voltar para o banco de reservas, após o intervalo. Quando apareceu, já estava de banho tomado e com a roupa de viagem da delegação, mas foi alertado pelo quarto árbitro que não poderia ficar ali com aquela roupa. O camisa 99, então, foi ao vestiário, se trocou e voltou.
Vasco diminui. O time cruz-maltino conseguiu algo que parecia distante na partida: balançar a rede. Puma, que começou o jogo como ponta e passou a lateral, bateu e contou com um "auxílio" de Hugo, que foi com a mão trocada, mas não alcançou a bolal.
Garro aplaudido. Autor de dois gols e uma assistência, o jogador foi aplaudido pela torcida ao ser substituído, já nos acréscimos do segundo tempo.
Lances importantes
Voleio. Aos 2 minutos do 1º tempo, Carrillo cruzou e Romero finaliza de voleio. Ele não conseguiu pegar em cheio, mas a bola saiu com perigo.
1x0. Aos 11 minutos do 1º tempo, Garro cobrou escanteio pela esquerda e Gustavo Henrique, de cabeça, abriu o placar.
2x0. Aos 14 minutos do 1º tempo, Matheuzinho tabelou com Romero e o paraguaio acionou Garro na meia-lua. Ele chegou batendo e ampliou a vantagem.
3x0. Aos 23 minutos do 1º tempo, Carrillo achou Romero e atacante cruzou. Galdames falhou e a bola sobrou para Garro, que dominou e bateu para fazer o terceiro.
Defendeu. Aos 12 minutos do 2º tempo, Garro bateu escanteio pela esquerda e André Ramalho, sem marcação na área, cabeceou. Léo Jardim espalmou.
3x1. Aos 31 minutos do 2º tempo, Puma cortou Bidon na direita, entrou na área e bateu cruzado, com força, e Hugo aceitou.
Por cima. Aos 47 minutos do 2º tempo, Coronado teve liberdade na frente da área do Vasco e finalizou, mas mandou para fora.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 1 VASCO
Competição: Campeonato Brasileiro
Data e hora: 24 de novembro de 2024, domingo, às 16h
Local: Neo Química Arena
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerta (ES)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: André Ramalho (COR); Galdames, Jair, Puma, Hugo Moura (VAS)
Cartões vermelhos:
Gols: Gustavo Henrique, do Corinthians, aos 11'/1T; Garro, do Corinthians, aos 14'/1ºT e 23'/1ºT; Puma, do Vasco, aos 31'/2ºT
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Alex Santana), Breno Bidon, Carrillo (Igor Coronado) e Garro (Charles); Talles Magno (Pedro Raul) e Ángel Romero (Pedro Henrique). Técnico: Ramón Díaz
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Emerson Rodríguez), João Victor, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura, Galdames e Payet (Jair); Puma Rodríguez, Leandrinho (Maicon) e Vegetti (Coutinho). Técnico: Rafael Paiva