Topo
Esporte

Herói do Flamengo foi homem de confiança de Filipe Luís e é fã de Arrasca

do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2024 05h30

Guilherme entrou em campo aos 12 minutos do segundo tempo para fazer sua estreia no profissional do Flamengo. Precisou de mais cinco para deixar a marca dele e se tornar um dos heróis da virada sobre o Cuiabá no Campeonato Brasileiro. Xodó de Filipe Luís, ele teve o 1º jogo adiado pelo treinador e encontrou no profissional um meia no qual se inspira.

O que aconteceu

Guilherme e Filipe deram um forte abraço no apito final do jogo. O treinador novamente teve estrela para promover mudanças que decidiram um jogo a favor do Fla.

A estreia era para ter acontecido contra o Fluminense, em outubro. Esse foi o primeiro jogo que o jovem de 18 anos foi relacionado no time principal desde janeiro, quando foi reserva na equipe alternativa do Carioca contra o Nova Iguaçu.

No clássico, Filipe Luís entendeu que ainda não era o momento. Faltou confiança e sobrou preocupação em evitar uma estreia precoce do garoto. A primeira oportunidade apareceu na hora certa e com o treinador que mais confiou nele na temporada.

Guilherme foi titular em 16 dos 17 jogos de Filipe à frente do Sub-20, mas acabou utilizado em todos. Foi quem mais atuou sob o comando do treinador. Nesse período, marcou seis gols e deu quatro assistências. Na primeira chance como profissional, já chegou colocando mais uma bola na rede.

A vantagem que tenho de ter trabalho no sub-17 e sub-20 é essa. Conheço todos os meninos que estão no clube, sei o que podem render. Sou um treinador que me guio muito pelos treinos. Revejo a gravação dos treinos quando chego em casa para entender como foram os comportamentos. O Guilherme e o Matheus treinaram juntos nesta semana. Filipe Luís

Meio-campista de origem, o jovem já atuou mais avançado e até como atacante. A inspiração dele é o uruguaio Arrascaeta, com quem convive agora no time de cima. Nascido em Mandaguari, no Paraná, Guilherme joga bola desde os cinco anos de idade.

O gol foi dedicado à família, que sempre está próxima. Foi o avô quem acompanhou o meia na primeira empreitada. Aos 13 anos, ele foi observado por olheiros do Azuriz, de Pato Branco, onde ficou por um ano e cinco meses. Na pandemia, acabou voltando para casa, mas em 2021 foi chamado para o time profissional. Depois de um mês treinando, o Flamengo chamou. Após avaliação ainda no sub-15, ele ficou.

O garoto de 18 anos tem contrato até dezembro de 2026 e multa rescisória na casa dos 80 milhões de euros (R$ 487,21 milhões). Ele chegou ao clube em 2021, mas assinou o primeiro contrato profissional em junho de 2023. Está na pauta do Flamengo buscar uma ampliação desse vínculo, já que Guilherme completou 18 anos em fevereiro e agora pode assinar um contrato mais longo. Ele até esteve entre os inscritos para a Libertadores, mas não foi nem para o banco.

Não esperava que fosse fazer o gol e jogar solto como foi. Mas tenho muita confiança. Acho que foi titular em todos os meus jogos do sub-20. Confio nele, no Matheus e muitos outros que estão subindo e tendo oportunidade. Vão ajudar nesse período. Filipe Luís

Esporte