Seleção vasculha Inglaterra, mas acha solução para o meio-campo no Flamengo
A seleção brasileira de Dorival Jr. parece finalmente ter encontrado um maestro para o seu meio-campo. E ele não vem de fora do Brasil. Pelo contrário: Gerson está semanalmente no Maracanã, brilhando pelo Flamengo.
Desde o início da 'era Dorival', dez meio-campistas foram convocados, sendo sete deles vindos da Inglaterra. Gerson e Pablo Maia, do São Paulo, foram os únicos que atuam no Brasil a serem convocados. Éderson, da Atalanta (ITA), completa a lista.
A seleção vasculhou a Inglaterra convocando meias de Newcastle, Fulham, Aston Villa, Wolverhampton e West Ham. Do quinteto de clubes, nenhum está entre os seis primeiros colocados da liga inglesa neste momento. Levando em conta a última temporada, só um deles, o Aston Villa, ficou entre os seis.
Dorival iniciou sua trajetória com uma trinca de meio-campo 100% 'inglesa': João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. Os três foram titulares em sete dos oito primeiros jogos, sendo que só não atuaram as oito partidas porque o treinador escalou reservas contra o México.
Na nona partida, André, que tinha acabado de estrear pelo inglês Wolverhampton, ganhou a posição de titular de João Gomes. A trinca com André se repetiu nas partidas contra Equador e Paraguai.
Na Data Fifa seguinte, o trio se tornou dupla, com Paquetá sendo recuado para o lado de André contra o Chile. A atuação abaixo fez Dorival já mudar os dois atletas no jogo seguinte, diante do Peru, quando finalmente entrou Gerson. O meia do Flamengo tinha entrado bem na segunda etapa contra o Chile e ganhou a posição ao lado de Bruno Guimarães frente ao Peru. Os outros "ingleses" que figuraram em listas foram Andreas Pereira, Douglas Luiz e Casemiro.
Bruno Guimarães e Gerson terminaram o ano como titulares da seleção brasileira. A dupla iniciou os últimos três jogos, mas o destaque foi todo do jogador do Flamengo, com direito a gol contra o Uruguai.
A próxima partida da seleção brasileira está marcada somente para março, mas, se nada mudar, Dorival Jr parece finalmente ter encontrado o dono do meio-campo para a Copa do Mundo de 2026. E não precisaria nem sequer sair do Rio de Janeiro, sede da CBF, para isso.