Topo
Esporte

Messi ajuda, Argentina bate Peru e pode se garantir na Copa contra o Brasil

Lautaro abriu o placar para a Argentina com um golaço após jogada de Messi - Alejandr Pagni / AFP
Lautaro abriu o placar para a Argentina com um golaço após jogada de Messi Imagem: Alejandr Pagni / AFP
do UOL

Colaboração para o UOL

19/11/2024 22h58

A Argentina venceu o Peru por 1 a 0 nesta terça-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O duelo aconteceu na Bombonera, casa do Boca Juniors, em Buenos Aires.

Lautaro Martínez fez o gol da vitória da Argentina no início do 2º tempo, com um golaço. Lionel Messi se livrou de três marcadores e cruzou na medida para Lautaro bater de voleio no ângulo do goleiro Gallese.

Com o resultado, a Argentina chega a 25 pontos e segue na liderança das Eliminatórias. Os hermanos podem se garantir na Copa do Mundo de 2026 já na próxima Data Fifa. Basta vencer Uruguai e Brasil, em março de 2025, e torcer para a Bolívia, atual 7ª colocada e primeira fora da zona de classificação direta para o Mundial, não vencer seus dois próximos jogos.

O Peru tem sete pontos e é o último colocado, a seis da Bolívia, que ocupa a vaga da repescagem. O Peru chegou ao quinto jogo fora de casa sem marcar sequer um gol nessas Eliminatórias. Os peruanos fizeram apenas três gols em doze jogos, todos em casa.

Este foi o último jogo de ambas as seleções em 2024. O próximo duelo da Argentina será fora de casa contra o Uruguai, no dia 19 de março de 2025, pelas Eliminatórias. No mesmo dia, o Peru recebe a Bolívia em casa.

Como foi o jogo

Com La Bombonera lotada, a Argentina começou melhor. Os comandados de Scaloni pressionaram a seleção peruana no campo de defesa ao longo do 1º tempo, mas pecaram na finalização. Na reta final do 1º tempo, os argentinos pareceram cansar e diminuíram o ritmo no ataque.

Na volta do intervalo, os argentinos tiraram o zero do marcador. A seleção albiceleste precisou contar com a genialidade de seus craques. Lionel Messi fugiu da marcação de três adversários e cruzou para Lautaro Martínez abrir o placar com um belo voleio.

Após o gol, a Argentina voltou a controlar a partida no toque de bola. Scaloni aproveitou para colocar em campo o jovem Giuliano Simeone no lugar de Lautaro Martínez, que saiu de campo ovacionado aos 35 minutos do 2º tempo.

Gols e destaques

Aí não, Messi! O craque argentino viu o goleiro Gallese adiantado e tentou de cobertura, mas mandou para longe do gol.

Se faz, se consagra... Enzo Fernández lançou a bola na área, e Montiel chegou arriscando de letra, mas bateu para a linha de fundo.

1 x 0: Messi superou a pressão de três adversários e cruzou da esquerda para Lautaro. O matador argentino pegou um lindo voleio de esquerda e colocou no canto esquerdo do goleiro Gallese.

Ficha técnica:
Argentina 1 x 0 Peru

Campeonato: Eliminatórias Sul-Americanas (12ª rodada)
Data: 19/11/2024
Local: La Bombonera, Buenos Aires (Argentina)
Hora: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Cartões amarelos: Miguel Araújo e Zambrano (PER)
Cartões vermelhos: não houve
Gol: Lautaro Martínez (ARG), 10' do 2º tempo (1-0)

Argentina: Dibu Martínez; Montiel (Nehuen Perez), Balerdi (Medina), Otamendi, Tagliafico; Rodrigo de Paul (Lo Celso), Enzo Fernández, Mac Allister (Paredes); Messi, Julián Álvarez, Lautaro Martínez (Gabriel Simeone). Técnico: Lionel Scaloni.

Peru: Gallese; Callens, Zambrano, Miguel Araújo; Advíncula, Peña (Quispe Cordova), Castillo, Sonne (Reyna), Polo (Rivera); Valera (Flores), Paolo Guerrero (Lapadula). Técnico: Jorge Fossati.

Esporte