Topo
Esporte

Universidades americanas vêm ao Brasil para 'peneira' em busca de talentos

Thiago Apolinario em ação pela Marshall University - Divulgação
Thiago Apolinario em ação pela Marshall University Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/11/2024 05h30

O Brasil vai sediar no início de dezembro um evento de recrutamento para universidades americanas. O '2V College Showcase' terá a presença de ao menos 30 treinadores de escolas e universidades dos Estados Unidos em busca de talentos para selecionar até 70 possíveis bolsistas entre 15 e 21 anos.

O evento será o maior do cenário na América do Sul e compreenderá três dias: 6, 7 e 8 de dezembro, no CT do Desportivo Brasil, em Porto Feliz (SP). A imersão de três dias seguirá os padrões do 'draft' da liga americana, a MLS, com testes físicos, além de avaliações esportivas e acadêmicas.

As bolsas de estudo, dependendo do desempenho, podem chegar a até 100%. O evento contará também com palestras e seminários focados no desenvolvimento pessoal e esportivo.

Nosso showcase será um divisor de águas, tanto para os atletas, quanto para os treinadores. De um lado, mostramos aos atletas e clubes um caminho extremamente promissor, que combina esporte e educação em alto rendimento. Do outro, os treinadores terão a oportunidade de transformar a vida de jovens talentos, impactando diretamente a qualidade de seus programas e oferecendo essa nova perspectiva.
Ricardo Silveira, CEO da 2SV Sports & Education
.

A empresa de Ricardo Silveira é especializada em intercâmbio esportivo para os Estados Unidos e já enviou mais de 4 mil estudantes para se tornarem atletas em terras americanas. Em 2023, a organização tinha mais de 320 estudantes atletas ativos em 80 universidades do país, entre eles Thiago Apolinario, que cursa Business Administration na Marshall University.

"Eu joguei 4 anos na base do Corinthians e conheci alguns clubes da Europa e consigo dizer com toda certeza que em questão de estrutura as faculdades não ficam para trás de vários clubes. Hoje estou em Marshall University, considerada um dos melhores programas de futebol do país e a sensação é de estar em um time profissional jogando em uma liga universitária, pois temos cobrança de performance e resultado diariamente, além de ter uma ótima estrutura. Jogar em uma universidade nos Estados Unidos dá a possibilidade do estudante atleta ser visto pelos times profissionais do país e continuar com o sonho de se tornar um jogador profissional além de, ao mesmo tempo, poder estudar e ter um diploma internacional, o que é muito importante no mercado de trabalho", contou ao UOL.

Para participar do showcase é necessário passar por uma seletiva prévia. A primeira já ocorreu no último dia 9, enquanto a última está marcada para o dia 23, no campo do Grêmio Espada de Ouro, em São Paulo (SP).

Esporte