São Paulo confirma EUA e deve começar Paulistão com time misto
O presidente Julio Casares confirmou que o São Paulo vai viajar aos Estados Unidos para a pré-temporada mesmo com a antecipação do início do Paulistão.
O que aconteceu
O São Paulo vai dividir o time entre Estados Unidos e Paulistão. Os titulares e atletas mais importantes embarcam para a pré-temporada em solo americano.
O mandatário afirmou que o São Paulo vai "com o que tiver de melhor" para as rodadas iniciais do estadual. Ele lembrou que o elenco é grande e que nesta edição serão 30 inscritos, além de dez na lista B.
O São Paulo virá com o time que ele tiver de melhor. A garotada vai estar na Copinha. O São Paulo tem um elenco grande. Vamos inscrever 30 atletas. Antes era, 26. Houve uma melhora nisso e vai aumentar também o futebol de base para 10, a lista B. Isso dá um pouquinho de tranquilidade, mas nós vamos tentar entrar com o que tiver melhor. O que nós esperamos é que essa pré-temporada seja boa fisicamente, tecnicamente, para que a gente volte e faça a primeira e a segunda rodada já com um bom time competitivo. Julio Casares, durante evento de sorteio do Paulistão
A programação inicial do São Paulo era de viagem aos EUA no dia 8 e retorno no dia 22. O estadual terá início no dia 15.
O Tricolor negociou com a Federação e conseguiu o adiamento da primeira rodada caso se classifique diretamente para a fase de grupos da Libertadores. Dessa forma, a estreia do Tricolor no estadual seria no dia 19.
Casares ficou bastante irritado com a decisão unilateral da antecipação do calendário. Ele afirmou que o São Paulo também terá de antecipar sua apresentação.
O São Paulo vai viajar, vai fazer a sua pré-temporada. O São Paulo planejou isso. O São Paulo não pode aceitar, de forma pacífica, que você, em novembro, mude as suas férias para janeiro. Você mude seu planejamento. Todo mundo fala em planejamento. O São Paulo fez planejamento. Nós conseguimos hoje, aqui com a federação, com a anuência dos clubes, que se o São Paulo passar para a fase de grupos [da Libertadores], o São Paulo adia uma rodada e entra dia 19, já melhora. De qualquer forma impactou algumas coisas, o São Paulo vai ter que se reapresentar antes e viajar um pouco antes. Isso nós já estamos acertando. Mas nós saímos em defesa dos atletas. Nós saímos em defesa da dignidade de um planejamento mínimo. Não dá para ser assim. Nós podemos discutir isso, até porque o Brasileiro desse ano termina dia 21 de dezembro, e é outra pré-temporada. Mas eu vou parar 30 ou 40 dias nesse Campeonato Mundial, porque nós não estamos, são quatro clubes que estarão. Então nós temos que também olhar com muito critério o planejamento para 2025. Uma decisão dessa, que poderia ser para 2026, como ela foi para 2025, tornou uma confusão na vida dos clubes. Sempre os clubes, que deveriam ser o maior patrimônio do futebol brasileiro, pagando uma confusão.