Maior cestinha da história do NBB, Shamell supera marca de nove mil pontos
A vitória do Caxias do Sul contra o Botafogo, pelo NBB, foi mais especial para a lenda Shamell. Neste sábado (9), o maior cestinha da história da competição foi o primeiro a superar a marca de nove mil pontos no torneio.
Jogando no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o ala/armador do Caxias precisava de nove pontos para atingir o recorde. A consolidação da marca veio no segundo quarto da partida. Shamell recebeu passe de Vini Chagas e tentou um arremesso de três pontos. Como pisou na linha do garrafão, a tentativa se configurou como dois pontos, mas já era o necessário para conseguir superar a barreira dos nove mil.
"É sempre bom ser o primeiro a alcançar os recordes. Assim, ninguém pode tirar isso de sua história. Certeza que alguém vai quebrar meu recorde, mas é muito bom ser o primeiro jogador a chegar aos nove mil pontos. Mostra o meu trabalho, quase 21 anos aqui no Brasil, é a minha primeira casa, os Estados Unidos é minha segunda casa, mas mostra a entrega que fiz nesses anos todos de basquete", comemorou Shamell.
Aos 44 anos, o norte-americano do Alabama é um dos maiores jogadores da história da liga. O atleta chegou para jogar no Brasil em 2004, pelo Araraquara, e retornou ao país em 2008/09 para defender o Limeira. Em solo brasileiro, Shamell ainda representou Pinheiros, Mogi Basquete, São Paulo e atualmente está no Caxias do Sul.
Sexto atleta que mais atuou no NBB, com 526 partidas, Shamell possui médias de 17,1 pontos, 3,9 rebotes e 3,1 assistências em sua carreira.
"Foi um caminho longo, quero agradecer aos meus amigos e família que sempre me apoiaram. É uma conquista que ninguém vai tirar, ser o primeiro a chegar a nove mil pontos, vai ter muitos jovens correndo atrás desse recorde. Muito feliz de fazer essa marca com a camisa do Caxias do Sul", finalizou Shamell.
Top 10 cestinhas da história do NBB:
1 - Shamell (9005 pontos);
2 - Marquinhos (8846 pontos);
3 - Alex (8311 pontos);
4 - Olivinha (7051 pontos) - aposentado;
5 - Larry Taylor (6574 pontos);
6 - Betinho (6191 pontos);
7 - Jefferson (6144 pontos) - aposentado;
8 - David Jackson (6021 pontos);
9 - Lucas Marian (5959 pontos);
10 - Lucas Dias (5855 pontos).