Botafogo chega ao Uruguai para duelo decisivo da semifinal da Libertadores contra o Peñarol
Na noite desta terça-feira, o Botafogo desembarcou no Uruguai para o duelo de volta a semifinal da Copa Libertadores, contra o Peñarol. A partida decisiva teve mudança de local e será disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, a partir das 21h30 (de Brasília), desta quarta-feira. O Glorioso goleou na ida por 5 a 0, no Nilton Santos.
No desembarque, a delegação foi recepcionada por torcedores, que tiraram fotos e pegaram autógrafos com os atletas. O jogo da volta foi rodeado de polêmicas antes mesmo de a bola rolar.
O Botafogo divulgou um comunicado criticando a decisão, acreditando que tal decreto demonstrava falta de capacidade do Peñarol e da Polícia do Uruguai de garantir a segurança dos jogadores e torcedores de ambas as equipes.
Nesta terça-feira, a Conmebol se pronuciou e exigiu que a partida tivesse torcida visitante, afirmando que tal proibição deveria ter sido notificada oito dias antes da partida e que muitos torcedores brasileiros já haviam comprado ingresso para o confronto.
A entidade ainda exigiu que o clube uruguaio, junto com o Ministério do Interior, enviassem um documento por escrito até às 10h garantindo todas as medidas de segurança para a realização do confronto. Caso a exigência não fosse cumprida, a Conmebol poderia definir que a partida fosse disputada com portões fechados ou ainda mudar o local do jogo.
Horas depois, a Conmebol anunciou que o confronto não seria mais disputado no Campeón del Siglo, passando para o Estádio Centenário, e com torcida de ambas as equipes.
Com a goleada por 5 a 0 na ida, o Botafogo pode perder por até quatro gols de diferença que ainda assim se classifica para a final da Libertadores. O Peñarol precisa vencer por cinco tentos para levar a decisão para os pênaltis.