Da Mansão Maromba ao mundo: quem é Ramon Dino, favorito no Mr Olympia 2024
O Brasil tem um representante de peso no Mr Olympia 2024, a "Copa do Mundo do fisiculturismo": Ramon Dino, 29, é um dos favoritos na categoria Classic Physique do evento que acontece neste final de semana em Las Vegas (Estados Unidos).
Revanche após bater na trave
Dino bateu na trave nas duas últimas edições do Mr Olympia ao ficar em segundo e se tornou extremamente popular no Brasil entre os fãs do esporte. Em 2024, disputará o palco novamente com o canadense Chris Bumstead, conhecido como CBUm e que tem levado o primeiro lugar na competição desde 2019.
Para o árbitro Terrick El Guindy, que esteve na última competição, ambos tiveram disputas acirradas, mas o brasileiro precisa melhorar a apresentação - momento em que os atletas fazem poses e exibem a musculatura para o júri.
Ele [Dino] precisa ser um mestre nas poses, porque isso é o que Chris Bumstead é. A 'side chest' [pose no fisiculturismo em que o atleta fica de lado] do Chris Bumstead é uma das melhores da história. As poses dele estão perto do Chris Bumstead? Não. Mas esse é um dos grandes desafios. Eu fui jurado do evento e posso falar: Chris Bumstead ainda está no topo do jogo, mas Ramon Dino está chegando Terrick El Guindy, árbitro da última edição, em vídeo publicado no Instagram
A rivalidade entre os atletas será decidida no sábado (12), com pré-julgamentos a partir das 13h30. A grande final acontece às 23h.
Descoberto por Toguro e categoria inspirada em Arnold Schwarzenegger
Nascido no Acre, Dino rapidamente conquistou uma legião de fãs. São 6,1 milhões de seguidores no Instagram.
O marco de sua carreira no esporte foi em 2020, ano em que foi a São Paulo para participar da Mansão Maraomba. O programa é uma espécie de reality show transmitido nos canais do influenciador Toguro.
Mais tarde, em 2022 e 2023, Dino se firmou como uma das maiores promessas do cenário internacional. Este ano, ele fechou parcerias com a rede de academias Smart Fit.
Dino concorre na categoria Classic Physique, que homenageia o fisiculturismo clássico, com foco em estética e proporcionalidade. Criada em 2016, ela tem como inspiração os físicos da época em que Arnold Schwarzenegger competia, entre 1970 e 1980.
Onde assistir e premiações
As competições começaram na sexta (11) e estão sendo transmitidas ao vivo pela plataforma Olympia TV por pay-per-view, com pré-julgamento às 13h30 (horário de Brasília). As finais ocorrem às 23h de Brasília.
Com 11 categorias masculinas e femininas, o evento promete grandes disputas e a distribuição de mais de R$ 8,6 milhões em prêmios. Confira as principais categorias abaixo.
Lista de participantes brasileiros no MR. Olympia 2024
Mr. Olympia (Open Bodybuilding): Rafael Brandão, Bruno Santos
212 Olympia: Vitor Alves Porto de Oliveira, Marcello Alfonsi, Francisco Barrios Vlk, Fabricio Moreira
Classic Physique Olympia: Everson Costa Melo, Ramon Dino, Gabriel Zancanelli, Fabio Junio, Eric Lisboa, Livinho, Gabriel Pereira Junior, Javorski Diego Alejandro Galindo Garavito, Matheus Menegate, Breno Freire, Julio Simões
Men's Physique Olympia: Carlos de Oliveira, Kaique Santos, Edvan Palmeira, Vinicius Mateus Viera Lima, Vitor Chaves, Matheus Nery Oliveira, Emerson Costa, Guilherme Gualberto, Rafael Oliveira, Emmanuel Costa
Ms. Olympia: Alcione Santos Barreto, Leyvina Rodrigues Barros
Figure Olympia: Leticia Ramos
Bikini Olympia: Luciana Santos, Priscila Rodrigues, Angélica Teixeira, Isa Pecini
Women's Physique Olympia: Zama Benta, Carol Alves
Wellness Olympia: Francielle Mattos, Isa Pereira Nunes, Giselle Machado, Marcela Mattos, Rayane Fogal, Valquiria Lopes, Narla Vilar, Daniele Mendonça, Eduarda Bezerra, Camile Luz
Wheelchair Olympia: Josué Fabiano (Gorila Albino).
Conheça as categorias do Mr. Olympia
Bikini. Avalia feminilidade, cintura fina e ombros trabalhados, sem exigir grande volume muscular.
Wellness. Foco nos membros inferiores, com destaque para glúteos e quadríceps.
Fitness. Combina fisiculturismo e ginástica, com as atletas realizando rotinas de dança e flexibilidade.
Figure. Exige um equilíbrio entre volume muscular e cintura fina, mantendo a feminilidade.
Classic Physique. Homenageia o fisiculturismo clássico, com foco em estética e proporcionalidade. Criada em 2016, ela tem como inspiração os físicos da época em que Arnold Schwarzenegger competia, entre 1970 e 1980.
212 Olympia. Limita o peso dos atletas a 212 libras (96,16 kg), destacando volume muscular.
Men's e Women's Physique. Avalia a combinação de estética, elegância e desenvolvimento muscular.
Mr. e Ms. Olympia. As principais categorias, com foco no maior volume muscular possível, também conhecida como Open Bodybuilding, sem limite de peso ou altura entre os competidores.
Wheelchair. Competição exclusiva para atletas cadeirantes, com destaque no desenvolvimento muscular dos membros superiores.