Vasco condena mudança de data da semifinal da Copa do Brasil: 'Não é justo'
O Vasco, por meio do presidente Pedrinho no Instagram, criticou a CBF após a entidade alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. As datas e horários foram divulgados neste sábado (28).
O que aconteceu
Pedrinho afirmou que Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados com a alteração da data. O jogo de volta estava previsto para acontecer no dia 17 de outubro, mas mudou para o dia 19 após a divulgação das datas das semis da Sul-Americana e por causa da Data Fifa, que se encerra no dia 15.
O presidente do Vasco citou uma situação semelhante vivida pelo Vasco nas quartas de final, contra o Athletico, por causa da Data Fifa. As datas dos duelos não foram alteradas.
Pedrinho afirmou que a CBF "perde a credibilidade" e que o Vasco chegou a sugerir uma outra alternativa, mas que foi ignorada pela CBF. O mandatário cobrou justiça.
O Corinthians também se manifestou contra a alteração da data. A equipe paulista enfrenta o Flamengo na outra semifinal.
O que ele disse?
"A CBF entrou em contato com o Vasco por meio de um ofício consultando a mudança da data do jogo. Imediatamente, nós negamos dando até uma alternativa de mudança para o dia 16, uma antecipação de um dia, e a CBF ignora completamente a negativa do Vasco e atropela isso.
O Vasco jogou em uma situação idêntica, tendo alguns jogadores retornando na madrugada do dia do jogo contra o Athletico [nas quartas]. Isso já coloca em dúvida essa tomada de decisão da CBF.
O adversário está sendo beneficiado. Só falta o adversário escolher o árbitro do jogo. A CBF perde completamente a credibilidade tomando essa decisão.
O Vasco não quer ser beneficiado. O Vasco quer justiça. Não está sendo justo. Hoje, o Atlético-MG e o Flamengo estão sendo beneficiados por esta decisão da CBF. O Vasco está indignado. Falei com o senhor Júlio Avellar [diretor de competições] por telefone e disse que não concordava com a questão da troca de datas."
CBF divulga datas e horários
Os jogos de ida serão disputados na próxima quarta-feira (2). Atlético-MG e Vasco se enfrentam às 19h15 (de Brasília), e Flamengo e Corinthians entram em campo às 21h45.
Os jogos de volta serão disputados no final de semana dos dias 19 e 20 de outubro. Vasco x Atlético-MG será no dia 19, às 18h30. Corinthians x Flamengo, será no dia 20, às 16h.
As partidas de volta estavam previstas para o dia 17 de outubro, mas precisaram ser alteradas. A CBF alegou que precisou fazer a mudança após a divulgação do calendário das semifinais da Libertadores e da Sul-Americana.
A CBF também citou a Data Fifa. A entidade afirmou que uma das razões foi o fato dos jogos entre seleções irem até o dia 15 de outubro, dois dias antes da previsão anterior para os duelos de volta da Copa do Brasil.
Flamengo e Atlético-MG haviam pedido alteração nas datas. Corinthians e Vasco, respectivamente, haviam se mostrado contra às solicitações, inicialmente. A CBF informou que ouviu todas as partes envolvidas.
Os jogos dos semifinalistas no Brasileirão durante os dias 19 e 20 de outubro foram antecipados. Eles serão colocados nos dias 16 e 17 de outubro.
Veja a nota da CBF
"Em função das datas definidas pela CONMEBOL para a Libertadores e Sul-Americana, a CBF ficou impossibilitada de organizar as partidas das semifinais de volta da Copa Betano no Brasil na data originalmente programada para o dia 17 de outubro.
A publicação das tabelas da Libertadores e Sul-Americana pela CONMEBOL, que, por razões de segurança pública da cidade de Buenos Aires, marcou o primeiro confronto de semifinal entre o Club Atlético River Plate e o Atlético Mineiro para o dia 22 de outubro, terça-feira.
Após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF decidiu alterar as datas dos jogos de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil para o final de semana dos dias 19 e 20 de outubro.
Os jogos da rodada do Brasileiro Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.
Outras razões para essa alteração foram:
- a elaboração e ajustes do calendário, buscam sempre o aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, e em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo; e
- reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data FIFA do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas Seleções Nacionais, o que valoriza a disputa esportiva nessa fase aguda e decisiva da Competição."