Topo
Esporte

Tamires conta bastidores de recuperação de lesão, e Duda Sampaio exalta força do Corinthians em finais

21/09/2024 12h00

Na manhã deste domingo, Corinthians e São Paulo fazem a grande decisão do Campeonato Brasileiro feminino. Os dois times disputam o Majestoso neste domingo, a partir das 10h (de Brasília), na Neo Química Arena.

As Brabas disputam a final do torneio nacional feminino sem um dos principais destaques. Tamires lesionou o tornozelo defendendo a Seleção Brasileira durante as Olimpíadas de Paris 2024 e, ao retornar ao clube, precisou passar por cirurgia.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira no Museu do Futebol, a lateral contou como vendo sendo assistir a preparação para a final do lado de fora dos gramados. A atleta disse que acompanha as colegas de equipe sempre que pode para mostrar o quanto elas são valorizadas, e até 'grita' com elas no vestiário.

"Eu vivenciei muitos desses momentos, e agora tenho passado por um processo muito diferente na minha vida, porque é minha primeira lesão depois de tantos anos de carreira. Estou entendendo que é um processo para eu me reabilitar como um todo para que eu possa ajudar o Corinthians futuramente. E tenho continuado trazendo essa alegria que sempre trouxe para as meninas. Tenho feito fisioterapia no mesmo horário delas. Não estou vendo as meninas todos os dias, mas sempre que posso estar com elas, levo meu carinho, meu sorriso, minha alegria, minha admiração por cada uma delas. O quanto elas têm feito e tem sido incrível o trabalho delas dentro de campo. Elas inspiram cada menina e criança que quer jogar futebol. É isso que quero mostrar para elas, o quão elas são valorizadas, que o que elas estão fazendo vai ficar eternamente na história do Corinthians", revelou Tamires.

Ao lado de Duda Sampaio, a lateral também revelou que tentaram tirar a meio-campista do Alvinegro, mas que a diretoria foi mais rápida e acertou ao fechar a renovação com a jovem até 2028.

"Sempre que posso eu grito com elas no vestiário. Não gritar de xingar, mas gritar de 'vamos, é isso aí', aquela coisa de ser Corinthians mesmo, para incentivá-las cada vez mais. Muitas ali já viveram uma final com o Corinthians antes, e muitas viverão a primeira. É sentir essa energia, esse espetáculo que o Corinthians é, que o Corinthians faz. O Corinthians se torna cada vez mais uma potência nacional, e não só nacional. Que possa se tornar cada vez mais uma potência mundial. Fico muito feliz de ver muitas atletas serem conhecidas mundialmente, que é o caso da Portilho, que está no Corinthians sendo essa referência. Tem gente querendo levar a Dudinha (Duda Sampaio) da gente, mas a gente não vai deixar de jeito nenhum. São essas coisas que a gente quer trazer para o futebol brasileiro", complementou a defensora.

Tamires, como de praxe, também comentou um pouco sobre a evolução do futebol feminino nacional e exaltou a força das mulheres para fazer isso acontecer.

"É muito diferente em pouco tempo. Uma década atrás, não tínhamos muita estrutura. Comecei no terrão, não tínhamos programação de treinamentos, íamos de bicicleta treinar. Hoje, temos clube de camisas, temos comissões que estão aptas a dar os treinos, um departamento mais composto de profissionais específicos para cada área. Conseguimos evoluir taticamente, fisicamente, mentalmente. A evolução toda vem muito atrelada a isso, à nossa força de vontade. A mulher traz isso dentro dela: nossa garra, nossa determinação. Não desistimos. Estamos fazendo essa roda girar dando voz à nossa modalidade, representando muito bem as mulheres. Hoje trazemos a nossa modalidade com muita força, estão vendo o nosso trabalho, o quanto jogamos com amor. Vemos os clubes querendo cada vez mais e fazendo acontecer, dando mais estrutura para as categorias de base também. Estamos inspirando muitas atletas mirins a serem jogadoras de futebol no futuro. Fico muito feliz de ser uma voz ativa na nossa modalidade", concluiu a defensora.

Duda Sampaio enaltece força do Corinthians em finais

Ao lado de Tamires, Duda Sampaio analisou a final contra o São Paulo na Neo Química Arena. As Brabas têm uma vantagem de dois gols no placar agregado, uma vez que venceram o jogo de ida, disputado no Morumbis, por 3 a 1.

"Quando chega numa fase final assim, já temos muitas informações, já vivencíamos muitos jogos com as mesmas equipes, e já sabemos a característica de cada uma ali dentro de campo. São momentos em que temos que mostrar tudo que fizemos na carreira, todo o repertório de jogo. Os momentos mais importantes são as finais. Além do estudo, passa muito por isso. Cada uma sabe o que é melhor, sua preparação, principalmente mentalmente, para chegar no jogo muito tranquila e estar 100% focada ali. Chegar ali com a tranquilidade de que vai ser só mais um jogo", declarou a meia.

"Essa questão de característica foi adquirida durante toda a minha vida. Desde que comecei, era algo muito natural. Tendo as informações, principalmente dentro da nossa equipe, saber onde cada uma está, como cada uma gosta de jogar,facilita muito. Precisamos de todo o elenco para jogar bem e fazer um grande espetáculo para a nossa torcida", completou.

Mesmo com apenas 23 anos, Duda Sampaio já viveu muitos momentos na carreira. Se destacou nos quatro títulos que o Corinthians feminino conquistou no ano passado e, recentemente, esteve no elenco que ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.

"Vivenciar aquilo ali traz muita experiência. Acho que hoje, com 23 anos, já tive muitas experiências, tanto positivas como negativas. Por mais que eu seja nova, acho que já tenho essa rodagem para poder saber o que eu passei, o que eu já sofri e o que eu já aprendi. Hoje, vemos o número de atletas que atuam aqui no Brasil que estavam na Seleção. Acho que o futebol feminino aqui dentro tem evoluído muito e isso passa por tudo que a Tamires comentou. Poder vivenciar mais uma final na minha carreira para mim é algo grandioso, como foi ano passado também, quando conquistamos os quatro títulos", afirmou.

Por fim, Duda Sampaio também reconheceu a qualidade do São Paulo, mas exaltou a força do Corinthians em finais de campeonatos e destacou o trabalho que vem sendo feito.

Acho que a equipe do outro lado é muito forte, mas sempre olhamos muito a nossa força, o nosso elenco. Esse vai ser o nosso principal ponto, esse trabalho que vem sendo feito durante tanto tempo, de tantos resultados positivos. Sempre buscamos manter isso, e também pontos em que podemos evoluir. De forma geral, é de suma importância ter vivido tudo isso para mim. É uma alegria poder vivenciar tudo isso tão nova e espero que domingo possa ser mais um capítulo positivo", finalizou a jogadora.

Esporte