Topo
Esporte

São Paulo usa criatividade para achar reforços e consegue preencher lacunas do elenco

08/09/2024 07h00

O São Paulo surpreendeu e anunciou dois reforços a poucas horas do fim da janela de transferências: Santiago Longo e Jamal Lewis. Em dificuldades financeiras, o Tricolor teve que achar reforços em mercados alternativos e conseguiu, assim, preencher as lacunas do elenco com nomes não muito conhecidos pela torcida.

O primeiro contratado da janela foi Marcos Antônio. O meio-campista estava sem espaço na Lazio, da Itália, e fechou com o São Paulo por empréstimo até junho de 2025, com valor estipulado de compra caso cumpra metas.

Marcos chegou para reforçar um dos setores mais carentes do time: o meio-campo. Após as contusões de Pablo Maia e de Alisson, o técnico Luis Zubeldía ficou com apenas dois nomes para a posição: Luiz Gustavo e Bobadilla. Por isso, Liziero chegou a ganhar oportunidades ao retornar de empréstimo.

O entendimento da comissão técnica e da diretoria, entretanto, era que o São Paulo precisava de mais dois jogadores para o setor. E ele veio já no fim da janela, com a contratação de Santiago Longo, que estava no Belgrano.

Antes dele, o Tricolor mirou outros nomes. O primeiro foi Thiago Mendes, que tinha conversas avançadas para voltar ao clube, que não conseguiu destravar as negociações com o Al-Rayyan, do Catar. Depois, a equipe tentou um pedido de Zubeldía: Pol Fernández. Mas também não conseguiu chegar a um acordo com o Boca Juniors.

Já na defesa, a comissão de Zubeldía acreditava que precisava de uma reposição para Diego Costa, que foi vendido ao Krasnodar, da Rússia. E matou dois coelhos em uma cajadada só com a chegada de Ruan Tressoldi. Ele, que defendia o Sassuolo, da Itália, pode jogar como zagueiro e também como lateral direito.

Faltava uma peça para compor a lateral esquerda. Isso porque o São Paulo tem apenas dois nomes para a posição: os jovens Patryck e Welington, este último que já assinou um pré-contrato com o Southampton, da Inglaterra, e sairá ao final da temporada.

A diretoria tricolor, chefiada por Julio Casares, sonhava com Alex Sandro. Mas o ex-jogador da Juventus fechou com o Flamengo e frustrou os planos são-paulinos. Mas o time não desistiu e buscou Jamal Lewis, do Newcastle.

A contratação fechou a janela do São Paulo, que até pode efetuar a chegada de jogadores que estiverem sem contrato, mas, a princípio, isso não deve acontecer.

É com esse elenco que o Tricolor deve disputar o restante do Campeonato Brasileiro e o mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil.

Nesta quinta-feira, aliás, o São Paulo precisa reverter o cenário diante do Atlético-MG, em duelo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. A equipe perdeu na ida, por 1 a 0, no Morumbis, e precisa vencer por dois gols para passar à próxima fase do torneio. A bola rola a partir das 21h45 (de Brasília), na Arena MRV.

Esporte