Topo
Esporte

Hugo Calderano perde semifinal, mas tentará bronze inédito para o Brasil no tênis de mesa

02/08/2024 10h45

Chegou ao fim o sonho da medalha de ouro para Hugo Calderano. Nesta sexta-feira, o brasileiro foi superado pelo sueco Truls Moregard por 4 sets a 2, parciais de 12/10, 16/14, 11/7, 11/7, 12/1o e 11/8, e caiu nas semifinais da chave de simples do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris.

O brasileiro era dono de certo favoritismo por conta de sua história campanha no torneio. Entretanto, parou em um dia inspirado de Moregard, que já havia despachado o favorito e melhor do mundo na modalidade Wang Chuqin, da China.

Hugo já fez história nas Olimpíadas de Paris. Embora não tenha ido à decisão, ele alcançou a melhor campanha de um mesatenista brasileiro na história do Jogos ao levar o país à semifinal. O atleta superou a marca dele mesmo em Tóquio 2020, quando parou nas quartas de final.

Apesar da derrota, o brasileiro, atual sexto colocado do ranking mundial, ainda brigará por uma medalha inédita nestas Olimpíadas. Ele disputa o bronze contra o francês Felix Lebrun, derrotado do outro lado da chave pelo chinês Fan Zhendong, número 2 do mundo e medalhista de prata nos últimos Jogos.

O duelo pelo terceiro lugar do tênis de mesa será já neste domingo, a partir das 8h30 (de Brasília) da manhã. Já Truls Moregard joga pelo ouro no mesmo dia, às 9h30.

Como foi o jogo?

O início do jogo foi perfeito para Hugo Calderano. O brasileiro impôs seu ritmo e forçou erros do sueco, abrindo uma ampla vantagem. Moregard, porém, reagiu e salvou vários set points. Hugo acabou levando a virada e saiu perdendo, por 12 a 10.

O segundo set foi marcado por muito equilíbrio. Hugo, entretanto, conseguiu abrir vantagem, mas voltou a ceder a virada para Moregard, que teve dois set points. O brasileiro se recuperou e estendeu a parcial, mas acabou levando a pior, desta vez por 16 a 14. Momento delicado para Calderano, que perdia por 2 a 0.

O mesatenista colocou a cabeça no lugar, pois sabia que sair derrotado do terceiro set poderia ser decisivo. Hugo saiu na frente e voltou a ditar o ritmo do jogo, chegando perto da vitória. O sueco esboçou reação, mas o brasileiro, desta vez, não deixou o set escapar e fechou em 11 a 7.

Apesar da reação de Hugo, Truls Moregard dominou o set seguinte e não deixou o brasileiro empatar a partida. Agressivo, o sueco imprimiu seu estilo de jogo e venceu por 11 a 7. Mas Hugo não deixou barato. Ele levou a parcial seguinte 12 a 10 e diminuiu a vantagem do adversário.

Hugo Calderano brigou até o fim, mas não foi páreo para o sueco no último set. O europeu, inspirado, anotou pontos importantes em um momento decisivo do jogo e fechou a parcial em 11 a 8, conquistando a vaga na final de maneira histórica.

Esporte