Topo
Esporte

Judoca Willian Lima dedica prata olímpica ao filho e diz que brigará pelo ouro nos Jogos de Los Angeles

28/07/2024 15h07

Willian Lima fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste domingo. O paulista de 24 anos conquistou a primeira medalha brasileira após chegar na final da categoria de até 66kg no judô. Ele perdeu a decisão para o japonês Hifume Abe e ficou com a prata.

Estreante na competição, Willian Lima fez bonito e venceu primeiro Sardor Nurillaev, do Uzbequistão. Na sequência, bateu Serdar Rahimow, do Turcomenistão, indo às quartas de final. Para avançar à decisão, o judoca brasileiro ganhou do cazaque Gusman Kyrgysbayev.

Após levar a prata nos tatames de Paris, o atleta destacou que a conquista trouxe um misto de emoções. No entanto, ele confirmou que conseguiu seu maior objetivo: colocar uma medalha no pescoço de seu filho, que viajou com ele para os Jogos.

"Não tenho palavras suficientes para explicar. Estou feliz, ao mesmo tempo que fica um traço de tristeza pela medalha de prata. É muito duro perder uma luta, uma final, sabendo que você tinha condições, mas só percebi no fim que tinha chances de medalha. Ao mesmo tempo, fico muito feliz porque falei que ia chegar aqui, conquistar uma medalha, sair do pódio e colocar no pescoço do meu filho e só estou pensando nisso agora", declarou Willian.

O judoca complementou: "Tudo foi programado para que meu filho estivesse aqui nos Jogos Olímpicos. Acho que todo atleta de alto rendimento fica um pouco receoso de ter filho, porque viajamos mais da metade do ano, mas minha esposa me deu confiança nisso. Quando vi um dos atletas que sou mais fã do judô (Lasha Bekauri, da Geórgia) entregando a medalha para o filho dele, usei isso como motivação e consegui fazer".

O paulista de 24 anos ressaltou a dificuldade de se chegar em uma final olímpica e afirmou que trabalhará forte para buscar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, EUA, em 2028.

"É uma conquista de mais de 18 anos de dedicação, de treinos, muito esforço. Estou muito feliz. Chegar em uma final olímpica é muito difícil. É muita coisa para digerir. Só sei que estou feliz com essa medalha. Ter uma derrota no final é muito duro, mas isso me dá mais gás. Vou trabalhar para buscar a medalha de ouro em Los Angeles. Tudo é possível", concluiu à  TV Globo.

Antes de medalhar em Paris, as principais conquistas de Willian Lima haviam ocorrido em nível de Grand Slam. Ele ganhou o bronze nos Grand Slams de Tblisi e Tashkent, em 2024, e a prata no Grand Slam de Antalya, em 2022.

O judoca também foi campeão do Campeonato Pan-Americano e da Oceania, disputado em abril, no Rio de Janeiro, e levou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.

Esporte