Topo

OPINIÃO

'Falta personalidade para os árbitros quando o VAR chama', dispara RMP

Colaboração para o UOL, em Bragança Paulista

26/07/2024 19h13

Em participação no Fim de Papo, o colunista Renato Maurício Prado disse que os árbitros brasileiros não têm demonstrado personalidade para contrariar o VAR.

O jornalista afirmou que é muito difícil ver um árbitro manter a decisão após ser chamado pelo VAR. RMP destacou que o VAR não é uma verdade absoluta e que os árbitros deveriam assumir mais vezes suas decisões em campo.

A colunista Alicia Klein concordou com RMP, dizendo que muitos árbitros enxergam o VAR como um chefe. A jornalista entende que falta um treinamento para que a visão do VAR passe a ser como a de um auxiliar.

Está faltando personalidade para o árbitro, que viu o lance de frente, chegar no VAR e dizer: 'Não, eu continuo achando que não foi' ou 'Eu continuo achando que foi'. São raríssimos. Eu diria que dá para contar em uma mão os árbitros que vão ao VAR e contrariam a chamada do VAR. O VAR não é verdade absoluta. [...] Quando o cara vai para o VAR, ele já vai para corrigir. E aí, é influenciado aos montes para marcar o que o VAR quer. Falta personalidade aos árbitros.
Renato Maurício Prado

Tem dois aspectos: a pressão do VAR e a pressão externa, de treinadores e dirigentes. Acho que ambas exercem um efeito. Nos árbitros mais jovens, acho quase natural, inevitável, que eles se sintam mais suscetíveis a ouvir quem está no VAR. Bem ou mal, quem está no VAR está vendo uma sequência de imagens e tem alguma razão para rever o lance que ele já apitou. Natural que surja uma insegurança. Precisa treinar o árbitro para entender que o VAR é auxiliar e não chefe. Muitos árbitros apitam com o VAR como chefe e não como auxiliar. E muitas intervenções são desnecessárias, revertendo decisões de campo que não tinham razão de ser.
Alicia Klein

Cruzeiro: Áudio vazado mostra ego e desmoraliza técnico, diz Alicia Klein

No áudio citado, Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, diz a um amigo que deu um ultimato no treinador Fernando Seabra. O mandatário diz que exigiu que as contratações fossem escaladas ou o técnico seria demitido.

Firmino não seria uma boa contratação para o Corinthians', critica Casão

O comentarista defendeu que o Corinthians gastaria muito dinheiro com um jogador em idade avançada e que provavelmente deixará o time de graça no fim de um contrato curto.

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao Fim de Papo na íntegra

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Falta personalidade para os árbitros quando o VAR chama', dispara RMP - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Esporte