Topo
Esporte

Belmonte revela papo com Zubeldía sobre cartões e faz comparação com Abel

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2024 13h09

Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, minimizou o excesso de cartões levados pelo técnico Luis Zubeldía em entrevista ao Zona Mista do Hernan, no ar nesta segunda-feira (22) no canal do UOL Esporte no YouTube.

Cartões levados por Zubeldía: "Não tenho isso como a minha maior preocupação".

Alex Sandro: "Deixou claro nas conversas que tinha o desejo de permanecer um pouco mais na Europa".

Thiago Mendes: "Os números estão muito distantes, uma situação difícil".

Planejamento para a temporada: "Precisávamos chegar nos momentos de mata-mata com uma gordura de pontos no Brasileirão".

Retomada do SPFC aos títulos: "Nosso primeiro objetivo era fazer o São Paulo voltar a ser protagonista".

Reforços à vista: "Pensamos em um lateral-esquerdo, um zagueiro e dois jogadores de meio-campo".

Excesso de cartões levados por Zubeldía

"É o jeito dele, ele é muito elétrico, dá carrinho no treino, empurra jogador, mas isso não é só no treino. Aí falam que ele alcançou o Abel (em número de cartões), mas se ele alcançar o que o Abel conseguiu de título, pode tomar amarelo, vermelho, está lindo. Não tenho isso como a minha maior preocupação, e sim que ele passe essa energia para o time e que eles correspondam, que é o que está acontecendo. Sempre a gente conversa para o bem dele, para que ele não fique marcado pela arbitragem e que possa estar a maioria das vezes na beira do campo para não desfalcar o time".

Busca por Alex Sandro e Thiago Mendes

"Conversamos com o Alex Sandro, mas ele deixou claro para gente nas conversas que tinha o desejo de permanecer um pouco mais na Europa. Estamos com muita calma, até porque o Weligton fica até o final do ano. Vamos com tranquilidade, conversando, mas neste momento não temos propostas colocadas na mesa. Aguardamos o próprio desejo do atleta caso ele queira voltar. Hoje está frio".

"Para o Thiago Mendes fizemos uma proposta, que não foi aceita. Nesse momento continuamos conversando, gostaríamos que ele viesse para o São Paulo e sabemos que ele também gostaria, mas temos que respeitar o clube que ele tem contrato. Os números estão muito distantes, a gente pode mexer um pouco, conversar, mas com a distância que está é uma situação difícil. Seguimos com muito interesse no Thiago, é um jogador que a gente acha que cairia muito bem no nosso elenco".

Planejamento para a temporada

"Para esse ano fizemos um planejamento com a comissão técnica, primeiro lá atrás com o Dorival, passou pelo Carpini e depois trouxemos para o Zubeldía que precisávamos chegar nos momentos de mata-mata, da Copa do Brasil e Libertadores, com uma gordura de pontos no Campeonato Brasileiro, algo que nós não tivemos nos últimos anos. O que acontecia? Chegava nos momentos de copas e estávamos em 11º, 12º, e isso era preocupante. Mudamos o processo, temos que entrar com muita força no brasileiro para ir tomando a decisão de como usar o elenco.

São Paulo de volta ao protagonismo

"O que mais deixava a gente preocupado, além das questões financeiras, é que o São Paulo entre o ano de 2012 até a gente chegar aqui em janeiro de 2021, o clube só havia disputado uma final, o São Paulo tinha deixado de ser protagonista. Nosso primeiro objetivo era fazer o São Paulo voltar a ser protagonista. Com o Crespo, dissemos que aquele Paulista era a Copa do Mundo para gente, e era, o São Paulo precisava voltar a sentir o prazer de ganhar.

"Fizemos um esforço gigante e veio o Paulista. A partir daí era dar sequência ao trabalho que a gente imaginava e fazer nesses três anos um total de cinco finais e ganhar três. O São Paulo voltou a ser protagonista".

Reforços à vista

"Nessa janela a gente pensa eventualmente em um lateral-esquerdo, um zagueiro e dois jogadores de meio-campo, é o que a gente acredita que dá para fechar nosso elenco até o final da temporada. Claro que tem um grau de urgência, então até pela lesão do Alisson a gente acha que precisa primeiro dos meio-campistas, depois do lateral e zagueiro".

O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL André Hernan, vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, no canal do UOL Esporte no YouTube.

Esporte