Topo
Esporte

Euro: Inglaterra passa sufoco, mas vence Suíça nos pênaltis e vai à semi

Bukayo Saka comemora gol da Inglaterra nas quartas de final da Eurocopa - OZAN KOSE / AFP
Bukayo Saka comemora gol da Inglaterra nas quartas de final da Eurocopa Imagem: OZAN KOSE / AFP
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/07/2024 15h45Atualizada em 06/07/2024 17h54

Por muito pouco, a Inglaterra não fica de fora, mas as cobranças de pênaltis dos ingleses fizeram a diferença e colocaram a seleção na semifinal da Euro 2024 neste sábado (6). Fim da linha para a Suíça, que empatou em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas perdeu nas penalidades por 5 a 3 e está eliminada.

O que aconteceu

Pickford foi o herói na disputa de pênaltis ao defender a cobrança de Akanji, logo a primeira da Suíça. Os cinco cobradores da Inglaterra acertaram suas cobranças com perfeição: Palmer, Bellingham, Saka, Toney e Alexander-Arnold.

A Suíça vai ficar lamentando por muito tempo o quase gol olímpico de Shaqiri nos minutos finais da prorrogação. O time, que abriu 1 a 0 no tempo regulamentar e levou o empate pouco depois, ainda teve outra chance no final do tempo extra.

Os dois melhores atacantes da partida ditaram o ritmo da partida e criaram as melhores chances. Embolo infernizou a zaga inglesa e abriu o placar para a Suíça. Saka fez o mesmo, criou as principais chances e acertou um chute rasteiro para empatar e levar para a prorrogação. Só que Saka ainda foi para os penais - e converteu sua cobrança -, enquanto Embolo foi substituído.

E essa é mesmo a Euro das prorrogações e das disputas de pênalti. Até agora, dos 11 jogos de mata-mata (todos das oitavas e os três das quartas de final), cinco não foram decididos no tempo regulamentar. Portugal passou da Eslovênia nos pênaltis, mas depois caiu do mesmo jeito pra França. A Inglaterra, que hoje passou da Suíça nas cobranças, tinha vencido a Eslováquia na prorrogação. E também na prorrogação, a Espanha eliminou ontem a anfitriã Alemanha.

Na disputa por uma vaga na final da Euro, a Inglaterra vai encarar a Holanda, que eliminou a Turquia, no dia 10 de julho, em Dortmund.

Como foi o jogo

Os primeiros 45 minutos - 45 cravados mesmo, porque o árbitro não deu acréscimos -, foram de uma maior posse de bola da Inglaterra, com esticadas da Suíça. Nem Pickford, goleiro inglês, muito menos Sommer, goleiro suíço, fizeram uma defesa sequer. Os ingleses criaram mais chances, mas todas bloqueadas na hora do arremate, com a defesa suíça muito bem armada e atenta.

A segunda etapa começou com a Suíça girando mais a bola. O primeiro chute certo na partida foi de Embolo, mas Pickford defendeu facilmente. O segundo arremate certo também foi do atacante suíço e resultou em gol, ao completar o cruzamento feito por Ndoye.

Só que a Inglaterra respondeu rápido. Saka recebeu na ponta direita e chutou rasteiro, a bola explodiu na trave direita de Sommer e morreu na rede. Curiosamente, o gol inglês saiu com participação de Bellingham, que tinha sido anunciado na placa de substituição, mas se recusou a sair de campo.

No tempo extra, a Inglaterra começou melhor e criou duas chances que pararam nas mãos do goleiro Sommer. A Suíça deu uma blitz no fim, só que o travessão tirou um gol olímpico de Shaqiri.

Lances de perigo e gols

Primeira chegada. Embolo deu uma canseira na zaga inglesa e, aos 10 minutos, ganhou de Rice na dividida, mas errou a finalização.

Quase na sobra. Após bate e rebate na área da Suíça, Rice pegou de primeira e acertou Shar. A bola tinha direção no chute.

Afasta a zaga. Pela direita, Saka invadiu a área e cruzou rasteiro, Akanji chegou na hora certa e tirou o perigo para a Suíça.

Sempre ele. Saka, de novo, escapou pela direita, invadiu a área e deu na medida para Mainoo. Só que Xhaka conseguiu se recuperar e travou na hora da finalização.

Voltando para ajudar. Aos 22 do segundo tempo, Ndoye fez fila na entrada da área, armou o chute e foi travado por Kane.

Gol da Suíça. Ndoye cruzou rasteiro da ponta direita, a bola desviou em Konsa, e Embolo finalizou de dentro da pequena área.

Que lambança! Aos 34, o telão do estádio anunciou a saída de Bellingham, mas o jogador se recusou a sair. Palmer voltou para o banco e a substituição não aconteceu.

Empate da Inglaterra. Com Bellingham em campo, Saka recebeu na ponta direita, cortou para o meio e chutou rasteiro. A bola foi no canto direito de Sommer, explodiu na trave e entrou.

Quase! Nos acréscimos do tempo regulamentar, Schär cruzou da direita, Embolo errou o tempo e só desviou, tirando a bola de Zuber, que finalizou todo torto.

Pressão. Já no começo da prorrogação, Rice soltou a bomba da entrada da área e Sommer saltou para manter a igualdade no placar. E o mesmo Sommer voltou a salvar a Suíça em chute de Bellingham no fim do 1º tempo do tempo extra.

Que lance! E na chance mais clara, nos minutos finais, Shaqiri cobrou o escanteio direto para o gol e a bola bateu no travessão.

FICHA TÉCNICA

INGLATERRA (5) 1 X 1 (3) SUÍÇA

Data e horário: 06 de julho de 2024, às 13h (de Brasília)

Competição: Quartas de final da Eurocopa 2024

Local: Dusseldorf Arena, em Dusseldorf (ALE)

Árbitro: Daniele Orsato (ITA)

Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)

VAR: Paolo Valeri (ITA)

Cartões amarelos: Schar (SUI), Kane (ING), Widmer (SUI).

Gols: Embolo (SUI) e Saka (ING).

INGLATERRA: Pickford; Walker, Stones e Konsa (Palmer); Trippier (Shaw), Mainoo (Eze), Rice e Saka; Bellingham, Kane (Toney) e Foden (Alexander-Arnold).

SUÍÇA: Sommer; Schar, Akanji e Rodríguez; Ndoye (Zakaria), Freuler (Sierro), Xhaka e Aebischer (Amdouni); Rieder (Widmer), Embolo (Shaqiri) e Vargas (Zuber).

Esporte