Topo
Esporte

CEO do Corinthians priorizará ajustar finanças antes de pensar em títulos

Presidente do Corinthians, Augusto Melo com Fred Luz (direita) e Pedro Silveira (esquerda) - Livia Camilo/UOL
Presidente do Corinthians, Augusto Melo com Fred Luz (direita) e Pedro Silveira (esquerda) Imagem: Livia Camilo/UOL
André Martins e Livia Camillo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/07/2024 13h08

Fred Luz, novo CEO do Corinthians, não suavizou no discurso sobre o endividamento do clube e afirmou que priorizará a saúde financeira do clube antes de pensar títulos.

Se eu vou comprometer um ano de resultado esportivo para ser realmente o top de uma forma sustentável, porque não vou querer isso? Porque não vou buscar isso. Posso ser campeão nesse ano e no ano que vem estar quebrado. É uma decisão política, não é nem do grupo executivo do grupo. Eu, isoladamente, acredito nisso, porque aqui tem o potencial.Fred Luz, CEO do Corinthians.

O que aconteceu

O novo CEO está certo de que vale sacrificar resultados esportivos a fim de alcançar o objetivo a longo prazo de sustentabilidade financeira. Nos primeiros anos de trabalho, o Corinthians deve apresentar equipes mais modestas, mas Fred assegura que o clube não vai brigar contra o rebaixamento.

Se você tem para gastar, você gasta sem formar dívida. Se não tem, tem que buscar ser criativo para conquistar um objetivo. A gente tem que entender qual é o propósito. Onde o Corinthians deveria estar? Qual a capacidade de gestão do Corinthians? Top dos tops. Se eu vou comprometer um ano de resultado esportivo para ser realmente o top de uma forma sustentável, porque não vou querer isso? Porque não vou buscar isso. Posso ser campeão nesse ano e no ano que vem estar quebrado. É uma decisão política, não é nem do grupo executivo do grupo. Eu, isoladamente, acredito nisso, porque aqui tem o potencial.Fred Luz.

Fred acredita que o caminho do Timão até os títulos não seja tão longo quanto o do Flamengo. A equipe carioca passou quase uma década em reestruturação até se tornar uma potência do futebol brasileiro moderno.

Não acho que esse caminho tenha que ser tão longo como foi no Flamengo, a defasagem é menor, tirar leite de pedra, mas é possível. Futebol não é ciência exata. A gente, mesmo com orçamento não tão grande, podemos conquistar resultado. É possível, não provável, mas não tenho dúvida que é certo que o Corinthians tem que estar no top do futebol brasileiro, a questão é escolher o caminho. Acho também que quando passamos a realidade para todos, inclusive no futebol, as pessoas se sentem mais fortes nesse propósito e até o resultado esportivo melhora. O Flamengo não foi campeão de nada em seis anos, demorou, aqui não precisa desse tempo todo. Mas é um ano que vai ser duro mesmo, vamos trabalhar para ver se no ano que vem já estaremos melhor organizados para disputar o topo.Fred Luz.

Pedro Silveira, diretor financeiro apresentado juntamente com o CEO, afirmou que o Corinthians só voltará a ter bons resultados esportivos se a situação financeira for resolvida.

Futebol é gol, e gol é consequência da gestão". É nisso que acredito. acho que uma gestão profissional e bem feita, financeira, administrativa e nos outros temas, vai naturalmente fazer com que o Corinthians saia mais forte no campo.Pedro Silveira, novo diretor financeiro

CEO não vai interferir no futebol

Dentre as competências de Fred Luz, as decisões sobre o departamento de futebol não estão inclusas. Segundo o CEO, ele não tem as credenciais para isso e, por isso, deixará a definição do novo técnico do time a critério dos diretores da área.

Não me julgo uma pessoa capacitada para as questões específicas do futebol. Qual vai ser o técnico escolhido? Não me julgo capacitado para escolher o melhor. O ideal é que pessoas com experiência, para tudo na vida, que elas, sim, tenham a responsabilidade. Com certeza terão uma opinião melhor que a minha. Mesma coisa de olhar para um atleta jovem e falar se vai ou não dar certo. Não é minha praia, não sei avaliar isso.

Temos que tomar muito cuidado porque todo mundo que assiste, que está na arquibancada, acha que entende. Não é verdade, entende de torcer. De gerenciar futebol por dentro, tomar decisões, não. Um diretor de futebol é um treinador? Não, cada macaco no seu galho.Fred Luz.

Esporte