Topo
Esporte

Com Vegetti artilheiro, Vasco bate Fortaleza e respira na luta contra o Z4

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2024 21h59

O Vasco venceu o Fortaleza por 2 a 0, nesta quarta-feira (3), em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mateus Carvalho e Vegetti fizeram os gols do Vasco em São Januário. Com o tento, o argentino chega a seis gols e assume a artilharia do Brasileirão, ao lado de Pedro, do Flamengo.

Com o resultado, o Vasco chega a 14 pontos e fica na 14ª colocação, ficando dois pontos acima do primeiro time na zona de rebaixamento. Já o Fortaleza segue com 20 pontos, na 8ª posição, mas pode ser ultrapassado por Internacional e Atlético-MG já nesta rodada.

O próximo compromisso do Vasco pelo Brasileirão é contra o Internacional, no domingo (7), em São Januário, enquanto o Fortaleza recebe o Fluminense, no Castelão.

Reforma de São Januário

Antes do início da partida, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou a sanção do projeto de lei complementar 142-A/2023, que autoriza a reforma de São Januário. O ato foi oficializado na tribuna de honra do estádio, com a presença de Pedrinho, presidente do Vasco.

O projeto prevê a possibilidade de transferência do potencial construtivo, o que possibilita ao Vasco poder receber recursos pelo "direito de construir" no local. O Gigante da Colina espera coletar R$ 500 milhões para as obras, de acordo estimativas do presidente vascaíno.

Como foi o jogo

O duelo em São Januário começou bem aberto, com ambas equipes alternando boas chances de abrir o placar. Mas foi o Vasco quem teve melhor pontaria no 1º tempo, exigindo boas defesas do goleiro João Ricardo. E isso tudo sem ter seu principal jogador de meio campo, Dimitri Payet, que sentiu lesão na coxa e foi substituído com menos de 15 minutos de jogo.

Aos 40 minutos do 1º tempo, o Fortaleza teve um jogador expulso e o Vasco cresceu na partida, abrindo o placar nos acréscimos do 1º tempo com Mateus Carvalho. Já no 2º tempo, aos 17 minutos, Vegetti ampliou o placar para o Vasco com um gol de cabeça e explodiu a torcida em São Januário.

Gols e destaques

Toma lá, dá cá. Desfalcado de Yago Pikachu, o Fortaleza apostou em Pochettino para criar as jogadas no meio de campo e na bola parada. Em cobrança de escanteio logo aos 7 minutos do 1º tempo, o Leão quase abriu o placar com cabeçada de Britez, mas o zagueiro mandou por cima do travessão. Um minuto depois foi a vez de o Vasco responder: Adson cruzou na área, Vegetti se antecipou à zaga mas também cabeceou por cima do gol.

Mas já? Com menos de 15 minutos de jogo, Dimitri Payet, a esperança de criação de jogadas de ataque do Vasco, sentiu lesão na coxa esquerda e precisou ser substituído pelo jovem meia JP, de 19 anos.

Cartão vermelho. Adson, do Vasco, partiu em contra-ataque e o volante Hércules, do Fortaleza, chegou deslizando no carrinho, fazendo falta dura. Como era o último homem, o árbitro deu cartão vermelho direto para o jogador do Fortaleza.

1 x 0: David faz jogada pela esquerda, corta para o meio e tromba com Lucas Sasha. A bola sobra para Mateus Carvalho e ele solta uma bomba rasteira no canto do goleiro do Fortaleza, já nos acrésimos do 1º tempo.

2 x 0: Piton cobra escanteio da esquerda, e Vegetti não precisa nem subir para testar firme para o fundo do gol.

Ficha técnica
Vasco 2 x 0 Fortaleza

Campeonato: Brasileirão, 14ª rodada
Data: 03/07/2024
Local: São Januário
Hora: 20h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Cartões amarelos: Maicon, Hugo Moura, David e Lucas Piton (VAS), Lucero, Titi e Matheus Rossetto (FOR)
Cartões vermelhos: Hércules (FOR)

Gols: Mateus Carvalho (VAS), aos 48' do 1º tempo (1-0); Vegetti (VAS), aos 17' do 2º tempo (2-0).

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Pumita Rodriguez), Maicon (Rojas), Léo, Lucas Piton; Hugo Moura (Zé Gabriel), Mateus Carvalho, Payet (JP); Adson, Vegetti, David (Erick Marcus). Técnico: Rafael Paiva.

Fortaleza: João Ricardo; Bruno Pacheco (Felipe Jonatan), Titi (Kauan), Britez, Tinga; Pochettino (Marinho), Hércules, Lucas Sasha (Matheus Rossetto), Pedro Augusto; Lucero (Renato Kayzer), Breno Lopes. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Esporte