Topo
Esporte

Seleção: Depois de Vini Jr., Bruno Guimarães é mais um a cutucar Conmebol

Bruno Guimarães dá coletiva na seleção brasileira - Eder Traskini/UOL
Bruno Guimarães dá coletiva na seleção brasileira Imagem: Eder Traskini/UOL
do UOL

Do UOL, em Santa Clara (EUA)

30/06/2024 17h46

O meia Bruno Guimarães foi questionado sobre as suspensões e multas aplicadas pela Conmebol a técnicos de seleções que atrasaram para voltar do intervalo. O camisa 5 não perdeu a oportunidade de cutucar a entidade.

Temos alguém que fica olhando o cronômetro no intervalo, mas acho que a Conmebol tem coisa mais importante para se preocupar do que isso. Foi passado pra gente, sabemos o que pode acarretar e não queremos perder nosso treinador. Não queremos passar o tempo, então quando dá 11 minutos já saímos correndo para o campo para não perder ninguém na caminhada rumo à decisão.

A seleção brasileira está incomodada com a Conmebol. O campo menor é o principal fator, mas a logística sobretudo dos locais de treinamento tem causado desconforto aos atletas.

Vini Jr. deixou o gramado após a goleada sobre o Paraguai criticando a entidade sul-americana. O jogador afirmou que a Conmebol não trata bem a seleção e reclamou também da arbitragem.

Bruno Guimarães 'deixou escapar' a irritação com a entidade em entrevista coletiva hoje. Logo depois, a comunicação da CBF brincou com ele sobre a fala e o próprio meia disse "é o Dimas está ali de olho"; Sérgio Dimas é o supervisor geral de seleções e responsável pela parte logística.

Não quer ficar fora. "Dorival se for poupar, já não me poupe porque eu quero jogar. Sou fominha para caramba, quero estar em campo. Se tomar o cartão pega para as quartas, então não sei o que vai acontecer".

Já quis fazer cabelo 'cascão'. "Eu lembro de alguns jogos. Foi a primeira vez que virei a noite com meu pai para ver o jogo contra a Inglaterra, o gol do Ronaldinho. Lembro pouco da final, mas queria fazer o cabelo do Ronaldo e minha mãe ficou boladona comigo e não deixou. Que bom. Temos como parâmetro esses caras, claro. São características diferentes, mas queremos marcar no nosso nome também"

Confira outras respostas de Bruno Guimarães em entrevista coletiva

Referências do tetra

Legal que traz boas memórias pra nós. Meu pai tinha um CD do tetra. Falava que tinha visto porque assisti ao DVD quando era pequeno. Que possa trazer sorte pra gente.

Grupo

Acima de tudo somos amigos. Gostamos de estar um com o outro. Estamos sempre juntos na resenha, no truco, para jogar videogame. Quando perde um pênalti precisa mostrar união. Não é fácil perder. Demos apoio e no lance seguinte ele conseguiu dar a assistência. Momento do gol dele, jogamos juntos no Lyon, já fizemos outras comemorações juntos, mas essa não saiu muito certo.

Alegria ao brasileiro

Quando vestimos a camisa da seleção, tem sempre a pessão de ganhar. Como não ganhamos as Copas dos ultimos anos, é uma pressão a mais. Queremos trazer a torcida para perto. Não que não estejam, mas queremos 100% da população. Sabemos que é difícil, mas estamos aqui por eles. Quando era criança fui apaixonado pelo Ronaldo, Ronaldinho, Kaká. Queremos trazer isso com o Vini, Rodrygo. Queremos marcar no nosso nome na história também. Não existe a gente contra a torcida, é todo mundo junto, em uma caminhada só. Acho que estamos conseguindo trazer a torcida para perto.

Alto nível na seleção

Nem eu sei (como chegou tão bem após temporada tão intensa). É muito treino, investimento em equipamentos para me ajudar depois dos jogos, tenho fisioterapia, nutricionista. Isso faz diferença. Tive 62 jogos na temporada, meu recorde. Esse final está sendo difícil de recuperar, mas é um esforço que vale a pena para estar na seleção. Na Premier League todos os jogos são muito intensos. O fora de campo é importante, recuperar bem, comer bem, dormir bem.

O que melhorar

Nem todo empate e derrota são tão reais, tivemos 20 finalizações e não ganhamos. E nas vitórias temos coisas a melhorar também. Alisson fez milagre que nos manteve vivo contra o Paraguai. É manter o pé no chão, não foi nada, foi uma vitória só. Temo sjogos difícil contra a Colômbia.

Paquetá

Paquetá é meu melhor amigo de vida, um cara que torço muito. Ele me ajudou e eu ajudei ele no Lyon. Ele está me ajudando na seleção. Temos entrosamento bom para achar um ao outro nas entrelinhas.

Colômbia

Sendo bem sincero, não me preocupo muito como vão encarar a partida. Temos que ganhar o jogo, não importa como. Eles têm jogadores que individualmente podem decidir a partida como James e Luis Díaz. Acredito que vai ser um grande teste pra gente. Não queremos escolher adversário, queremos terminar em primeiro.

Brasil não ser favorito

Talvez não seja o favorito, mas é muito respeitado. Já joguei sendo favorito e perdi, já joguei não sendo e ganhei. Deixa os outros serem favoritos e se formos campeões é o que importa. É a maneira do Dorival de pensar e isso não muda muito. Quando entra em campo, ninguém quer enfrentar a seleção brasileira. Manter o pé no chão. É um grupo que tem muito a mostrar e a Copa América é um grande teste. Vencendo aqui vai ser algo pode nos levar a sermos favoritos novamente.

Posicionamento e tática

Foi mais circunstância do jogo. Tive mais espaço para pisar na frente e gosto disso. Treinamentos com dois na frente da área.

Derrota para Colômbia nas eliminatórias

A Colômbia o jogo que fizemos lá começamos bem, mas depois dos 20 minutos eles foram superiores. Tivemos chances de matar. É um time muito físico, gosta do contato, é difícil de jogar contra. Acredito que temos total condição de ganhar esse jogo.

Como neutralizar James

James vem buscar a bola no pé dos zagueiros ou às vezes vai no entrelinhas. É um jogador a ser marcado, tem qualidade com a bola, dá o passe e tem o chute de fora. Sempre que ele estiver um espaço vai ter alguém com ele.

Poupar

Dorival se for poupar, já não me poupe porque eu quero jogar. Sou fominha para caramba, quero estar em campo. Se tomar o cartão pega para as quartas, então não sei o que vai acontecer.

Panamá ou Uruguai

Em teoria, sim. Mas isso não quer dizer nada. Jogo contra a Costa Rica foi brigado, contra o Paraguai eles saíram mais e achamos os espaços. Ainda mais em um campo pequeno. Estamos pela vitória do Brasil para ficar em primeiro.

Eurocopa

Acompanho alguns jogos, não todos. Tentamos ver juntos no almoço ou no lanche. Mas 100% focados no nosso. Feliz pelos meus companheiros de clube, que possam continuar na caminhada deles.

Esporte