Topo
Esporte

Santos reforça departamento de análise e contrata ex-analistas de Corinthians e Atlético-MG

29/06/2024 15h35

O Santos colocou em prática as ideias do novo CEO, Paulo Bracks, e contratou dois novos analistas de mercado para estruturar o departamento de análise do clube. Fernando Ziskind, ex-Atlético-MG, e Thiago Gasparino, que estava à frente do Corinthians, foram anunciados pelo Peixe neste sábado.

Os profissionais se juntaram a Júlio Resende, que já estava no time, e já estão trabalhando no CT Rei Pelé. Eles terão a missão de ajudar o Santos na busca por reforços já na janela de julho e apresentaram detalhes do projeto na manhã deste sábado, em conversa com o presidente do clube, Marcelo Teixeira.

"Fundamental [a chegada dos novos analistas]. O Santos tem um DNA ofensivo, então tem uma série de detalhes que esses profissionais devem interpretar bem a forma como clube precisa desses atletas, analisando aquilo que hoje a comissão técnica necessita", disse Marcelo Teixeira.

"A partir desse momento, vamos criar processos onde você consiga analisar e pesquisar de que forma o jogador foi indicado, por quem foi contratado, quais as razões que levaram o Santos contratar esse jogador. Então nós vamos criar esse processo a partir de agora, onde tudo ficará documentado com as suas devidas responsabilidades. É uma reconstrução nesses detalhes. Não são visíveis para o público, mas são fundamentais para que o Santos alcance o nível de excelência e dê resultados", acrescentou o mandatário.

A ideia do Santos é criar um departamento de scouting sustentável a médio e a longo prazo, com um monitoramento amplo de mercado, avaliações individuais e de jogos.

Ambos os profissionais contratados possuem vasta experiência no ramo. Fernando Ziskind se formou em Educação Física na Unicamp e começou a trabalhar no futebol como como auxiliar técnico e preparador físico no São José. Em 2013, passou pelo Mogi Mirim, já como analista de desempenho do time sub-20 e, posteriormente, no profissional.

Ele ainda trabalhou no Vitória e também no Desportivo Brasil antes de chegar ao Atlético-MG.

"Então, em 2015, eu já volto para o Vitória e sabia que era uma área que iria crescer. Em 2016, a gente consegue começar na análise de mercado no Vitória. Foi uma época boa de acesso para a Série A, campeão baiano e eu acabo saindo e indo para o Atlético-MG. Comecei a temporada de 19 e foi um projeto de cinco anos e meio, onde participei da criação do Centro de Informação do Galo. Já existia, claro, alguma coisa em torno de mercado no Atlético, mas ainda não como departamento", comentou o analista.

Já Thiago Gasparino foi jogador de futebol durante 14 anos e iniciou o trabalho como analista em 2015, ajudando na montagem da equipe do Linense. Ele também trabalhou pelo Athletico-PR, Coritiba e como CEO da Inter de Limeira antes de passar por Novorizontino e Cruzeiro.

Da Raposa, o profissional foi para o Real Valladolid, da Espanha, e, neste ano, estava no Corinthians. Ele foi desligado do clube do Parque São Jorge há pouco mais de uma semana e saiu, inclusive, fazendo críticas à gestão de Augusto Melo.

Recentemente, Marcelo Teixeira já havia falado publicamente sobre o desejo de aprimorar o departamento de análise do Santos. A ideia foi reforçada por Paulo Bracks, novo CEO do clube, em sua coletiva de apresentação, na última quinta-feira.

Esporte