Topo
Esporte

Mesmo após lesão, João Paulo se diz motivado no Santos: 'Fiquei mais tranquilo'

João Paulo, goleiro do Santos, durante jogo contra a Portuguesa - Reinaldo Campos/AGIF
João Paulo, goleiro do Santos, durante jogo contra a Portuguesa Imagem: Reinaldo Campos/AGIF

28/06/2024 12h18

Após romper o Tendão de Aquiles, o goleiro João Paulo passou por uma cirurgia para a reconstituição do local afetado há pouco mais de um mês. Ele segue em processo de recuperação no EPRAF (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol) do Santos e revelou estar motivado.

"Nunca tinha passado por nada parecido. No momento eu fiquei triste pela lesão e também por tudo que envolveu aquele momento, já que acabou saindo o gol também. Foi muito difícil, mas depois minha família, minha esposa, meus amigos, companheiros e torcedores me passaram muito apoio", falou.

"Fiquei mais tranquilo depois da cirurgia e estou motivado. Busquei entender que se aconteceu aquela lesão é porque tinha que acontecer, então agora é manter a cabeça erguida e trabalhar para poder voltar o quanto antes", completou.

Esta foi a primeira vez que o goleiro precisou passar por um procedimento cirúrgico no futebol. A lesão ocorreu em um jogo diante do América-MG pela Série B do Campeonato Brasileiro, no qual o Santos saiu derrotado por 2 a 1.

No lance, ainda houve polêmica. Pituca recuou para João Paulo, que foi pressionado, mas conseguiu driblar Renato Marques. No entanto, o goleiro sentiu o tornozelo esquerdo e não conseguiu seguir na jogada. O atacante do Coelho tomou a bola e mandou para o gol. Imediatamente, os santistas partiram para cima do rival, cobrando a falta de fair play.

"Nessa fase inicial o João ainda está com pouca mobilidade e usando a bota, então, nesses dois períodos, a gente faz um trabalho de mobilidade articular, movimentos de flexão plantar, inversão e reversão do tornozelo. E vai evoluindo gradativamente. Agora que acabamos de completar quatro semanas de cirurgia nós iniciaremos uma descarga parcial, seguindo depois para a hidro, piscina, sempre ganhando mobilidade articular", disse.

"Na quarta etapa, com quatro meses após a cirurgia, ele já estará iniciando alguns trabalhos no campo, acompanhado pela fisioterapia em uma transição mista, evoluindo com pliometria e estímulos proprioceptivos. Apresentando evolução nessa fase, ele já estará entregue para a preparação de goleiros e liberado para trabalhar normalmente com o restante do grupo", acrescentou.

O fisioterapeuta Kelsey Andrade também detalhou que o departamento médico do Santos precisou adaptar os exercícios para manter a preparação física do atleta.

"Além de fortalecer a perna operada, também temos que trabalhar os outros grupos musculares, né!? Pois o João não pode ficar parado. E mais para frente vamos evoluir para o exercício em isocinético no tornozelo, aumentando a carga gradativamente", comentou.

Sem poder contar com João Paulo, o Santos volta a campo na próxima segunda-feira, às 19h (de Brasília). O adversário na Vila Belmiro será a Chapecoense.

O Alvinegro Praiano busca retomar a liderança da Série B do Campeonato Brasileira. Atualmente, a equipe está em quinto lugar, com 19 pontos, enquanto o líder América-MG tem 22.

Esporte