Topo
Esporte

Treinador Fernando Seabra fala sobre novos reforços do Cruzeiro: "jogadores com qualidades importantes"

27/06/2024 10h09

O Cruzeiro bateu o Athletico-PR, por 2 a 0, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira. O técnico Fernando Seabra aproveitou para falar sobre os novos reforços da equipe que acompanharam a partida no Mineirão, ao lado de Pedrinho, dono da SAF do clube.

"Estou muito tranquilo em relação à utilização dos jogadores que estão chegando. Alguns vêm de férias e isso requer um tempo maior de preparação. Adquirir um lastro suficiente para que eles tenham segurança para jogar, sem correrem o risco de lesão e adquiram o ritmo de jogo necessário. Isso vai depender do ritmo de adaptação de cada um, pode ser mais rápido para um e mais lento para outro. A gente tem que ter muita sabedoria, para que não prejudique, antecipe um retorno e perca um processo de entrada e de adaptação da utilização desses jogadores. Isso é semana a semana, dia a dia. A gente vai acompanhando e vai proporcionar para cada um deles a entrada no melhor momento possível, para que a gente possa realmente contar com segurança com aquilo que eles podem aportar. São jogadores com qualidades importantes, que jogam em grande nível e tem um grau de versatilidade suficiente, muito satisfatório para fazer diferentes funções na estrutura, nas nossas dinâmicas ofensivas e defensivas. Então é lógico que a gente tem uma perspectiva positiva pela frente, mas a gente não pode se precipitar", disse Seabra.

Cruzeiro e Bahia são as únicas equipes com 100% de aproveitamento jogando dentro de casa no Campeonato Brasileiro. Em cinco jogos no Mineirão, a Raposa conquistou cinco vitórias, número maior do que em toda edição do ano passado, quando o time venceu apenas quatro vezes como mandante em 19 oportunidades.

"Eu entendo que seja um processo de evolução que está acontecendo. Nós queremos jogar aqui no Mineirão de uma forma bastante agressiva, ofensiva e defensivamente, impositiva, que atraia o torcedor e que gere esse ciclo positivo. Temos conseguido imprimir isso contra adversário diferentes", comentou Seabra.

O atacante Gabriel Veron marcou o primeiro gol do Cabuloso da partida e chegou ao segundo jogo seguido balançando as redes, depois de ter aberto o placar na derrota diante do Bahia, na última rodada. Esses foram os primeiros gols do jogador desde que chegou ao Cruzeiro no começo do ano.

"Acho que essa reação do Veron é emblemática, mas ela não é só individual. Muitas vezes eu entendo que as pessoas possam se frustrar com o desempenho de algum jogador e que a primeira reação seja emocional e de descartar. Mas eu, como líder, tenho que investir no desenvolvimento, na evolução e acreditar e esgotar as possibilidades de cada uma dessas pessoas, porque são jogadores, mas são pessoas. Que elas possam, quando não estão em um momento bom, se reerguer e quando elas estão dispostas a fazerem o que é preciso e a pagar o preço para fazer isso acontecer, a gente tem que ter paciência, convicção e insistir. Eu entendo, muitas vezes, e respeito as preferências por um jogador ou outro, mas eu tenho a responsabilidade, como líder do processo de gestão de oportunidade, como alguém que capacita os jogadores no treino e como líder da gestão da comissão técnica, que cuida de vários processos para que o jogador possa evoluir, eu não posso descartar e desistir de ninguém, que esteja fazendo por onde através do trabalho", analisou o treinador.

Esporte