Brasileiro André Baran conquista mundial de beach tennis em Ribeirão Preto
O Sand Series, maior campeonato de beach tennis do mundo, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), definiu seus campeões com um representante brasileiro, André Baran, 4º melhor do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis, que formou dupla com o italiano Michele Cappelletti. Já na categoria feminina, o time de italianas, formado por Flaminia Daina e Nicole Nobile, ficou com o troféu, desbancando as atuais vencedoras, também da Itália, Ninny Valentini e Giulia Gasparri.
Em um jogo eletrizante e com a torcida vibrando ao seu favor, André Baran, junto com sua dupla, Michele Cappelletti, defendeu seu título, que foi decidido no detalhe, indo até o super tie break, com uma vitória diante da dupla de melhores do mundo Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spoto (ITA), pelos placares de 6×4, 3×6 e 10×7 .
"Muito feliz. Não tenho palavras para descrever esse momento. É uma partida que mexe com a mente e o coração, e a galera realmente faz a diferença na quadra. Óbvio que eu não ganhei sozinho, meu parceiro foi incrível, jogou muito e, por isso, merecemos essa vitória, com todo o respeito ao Gianotti e Spoto, que são uma dupla incrível. Feliz por defender o título aqui e Ribeirão Preto tá no meu coração", celebrou André Baran.
"Trabalhamos para isso, para poder levantar a nossa bandeira verde e amarela. Estamos em um pódio, representando o Brasil, o nosso povo, é lindo isso. Sou grato aos meus patrocinadores e às pessoas que acreditam no esporte. Esse é o meu propósito, esse é o legado que eu quero deixar, poder servir de inspiração para essa nova geração, mostrar que o esporte muda vidas, mudou a minha e vai mudar a de muitos", complementou o campeão.
No caminho do título, a dupla Baran e Cappelletti passou nos 16 avos pelos russos Maxim Ionin e Dmitrii Pavlov, nas oitavas de final dos brasileiros Lucas Cherioni e Caio Gazoli, nas quartas de final da dupla Hugo Cesar Dojas e Daniel Schmitt, do Brasil, e na semifinal dos representantes do país sede Giovanni Cariani e Daniel Mola.
"Eu me sinto super feliz. Sabíamos que seria uma batalha muito difícil. Ontem eu fui dormir às duas da manhã, muito cansado, tive pouco para recuperar a energia, mas independente disso, conseguimos bater de frente com a dupla número um do mundo. Jogamos firme e com coragem. Merecemos essa vitória. Eu nunca tinha vencido o Sand Series, então é um objetivo realizado. Eu sempre falo isso e com sinceridade, o Brasil que manda no beach tennis. É um esporte que nasceu na Itália, mas se tornou mais valorizado aqui, por isso é incrível conquistar títulos neste país maravilhoso", pontuou Michele Cappelletti.
Do outro lado, a dupla Flaminia Daina e Nicole Nobile desbancou as atuais campeãs Ninny Valentini e Giulia Gasparri, em grande duelo, com direito a virada e uma decisão por super tie break. Os placares foram de 2×6, 6×3 e 10 x 8 .
A próxima etapa do Sand Series ocorre na França, a partir do dia 6 de maio. Nomeada de Sand Series Réunion Classic, a competição reunirá novamente os melhores atletas do mundo, com uma premiação estipulada no valor de 75 mil dólares.