Topo
Esporte

COB lança documentário sobre Baloubet du Rouet, icônico cavalo

04/04/2024 11h52

Um cavalo que é ícone do esporte brasileiro e responsável por duas medalhas olímpicas, Baloubet du Rouet ganhou um documentário sobre sua vida. A produção é do Comitê Olímpico do Brasil e se chama "Baloubet: drama e glória de um gladiador".

Baloubet Du Rouet foi uma lenda do hipismo brasileiro e morreu em agosto de 2017. O animal, que era montado por Rodrigo Pessoa, faleceu aos 28 anos por motivos naturais nas imediações de Lisboa, em Portugal.

Com a presença de Rodrigo Pessoa,  a obra terá sua premiére para convidados na próxima quarta-feira,  durante o Prêmio Hipismo Brasil 2023, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. O trailer já está disponível. Paulo Wanderley, Presidente do COB, ressaltou a importância do documentário para o esporte olímpico.

"É muito importante para o COB preservar e exaltar a memória do esporte olímpico do Brasil. Já fizemos isso muito bem com o documentário sobre Vanderlei Cordeiro de Lima, e agora com Baloubet du Rouet não é diferente. Ao lado de Rodrigo Pessoa, ele teve inúmeras conquistas e se tornou um ídolo do país. É uma homenagem justa e merecida a um campeão olímpico".

Fabricio Crepaldi e Ugo Soares Araújo dirigiram, produziram e roteirizaram o documentário, que tem aproximadamente uma hora e vinte minutos de duração. O filme revela detalhes inéditos e os bastidores de todas as fases da vida e carreira de Baloubet du Rouet, desde sua chegada à família de Rodrigo Pessoa até as grandes conquistas, passando pela decepção mundial com a refugada em Sidney 2000, a redenção com a medalha de ouro olímpica em Atenas 2004 e sua vida de aposentado em Portugal, entre outros momentos marcantes.

Outro aspecto destacado no documentário é a dinâmica conflituosa entre Rodrigo Pessoa e Diogo Pereira Coutinho, o empresário português que era dono do cavalo. A obra audivisual explora minuciosamente como essas divergências afetaram o vínculo emocional de Rodrigo com Baloubet.

"A parceria entre Baloubet du Rouet e Rodrigo Pessoa marcou a história do esporte brasileiro pelas conquistas e, sobretudo, pela capacidade de voltar ao topo depois do drama nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Nada mais justo do que contar sobre as façanhas da dupla de uma maneira mais profunda e com detalhes inéditos, exatamente no ano em que o ouro de ambos em Atenas 2004 completa 20 anos", comentou Paulo Conde, diretor de Comunicação do COB.

Fernando Dantas/Gazeta Press

Matéria especial sobre Baloubet rendeu prêmios à Gazeta Esportiva

No dia em que o cavaleiro Rodrigo Pessoa desfilou como porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a Gazeta Esportiva visitou Baloubet du Rouet em Portugal para conhecer a rotina de aposentado do campeão.

A reportagem especial "À Sombra do Porta-Bandeira", com textos de Bruno Ceccon e fotos de Fernando Dantas, levou o Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria "Reportagem Esportiva - Portal de Notícias" e também foi contemplada com o prêmio de melhor matéria da imprensa escrita em 2012 pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp).

Além de revelar o afastamento entre Dom Diogo Pereira Coutinho e Rodrigo Pessoa, a reportagem mostrou detalhes da rotina de Baloubet. Mimado por seu proprietário, o animal sentia saudades de competir e tinha seu sêmen vendido.

Confira matéria especial da Gazeta Esportiva: Baloubet curte aposentadoria à margem de rixa de dono com clã Pessoa

Esporte