Nos planos de Liverpool e Bayern, Xabi Alonso continuará no Leverkusen
Xabi Alonso, um dos técnicos mais cobiçados pelos gigantes europeus para a próxima temporada, tomou decisão sobre o seu futuro.
O que aconteceu
Alonso seguirá no Bayer Leverkusen por mais um ano. O técnico confirmou a decisão em entrevista coletiva hoje (29).
Tive uma boa reunião com o Bayer Leverkusen e informei ao clube que vou continuar. Após muita conversa sobre meu futuro, usei a pausa (da Data Fifa) para refletir e tomar minha decisão. Esse é o melhor lugar para mim Xabi Alonso
O espanhol quer disputar a Liga dos Campeões com o Bayer Leverkusen. Candidato forte aos títulos do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Liga Europa na atual temporada, o técnico jamais comandou uma partida de Champions.
Segundo o repórter Fabrizio Romano, o clube está comprometido a manter seus principais jogadores. Um deles é Florian Wirtz, meia de 20 anos que chama atenção de gigantes europeus por sua performance no Leverkusen e na seleção alemã. Alonso também participa do planejamento de contratações para 2024/25.
A multa rescisória no contrato de Alonso com o Leverkusen é válida a partir de 2025. O técnico possui vínculo com o clube alemão até junho de 2026.
O Bayern de Munique já manifestou publicamente o desejo por Alonso. O maior campeão alemão anunciou que o trabalho de Thomas Tuchel será encerrado ao fim da temporada 2023/24. Uli Hoeness, presidente do clube bávaro, admitira que tirar o técnico do Leverkusen neste momento era "quase impossível".
O Liverpool busca um substituto para Jürgen Klopp. O histórico técnico alemão pediu para deixar o clube após quase nove anos. Alonso, campeão europeu com os Reds em 2005 como jogador, era visto como um substituto natural e à altura.
O Real Madrid pode monitorar a situação de Alonso para 2025. Xabi também fez história no clube merengue e é visto como um bom nome para suceder Carlo Ancelotti — que renovou contrato recentemente, até junho de 2026.
O Leverkusen de Xabi Alonso está invicto na atual temporada. São 38 jogos, com 33 vitórias e cinco empates, 109 gols marcados e 30 sofridos. O time lidera a Bundesliga com 10 pontos de vantagem para o Bayern, caminhando para o primeiro título nacional de sua história. Além disso, é semifinalista na Copa da Alemanha e está nas quartas de final na Liga Europa.