Mudança em lei sul-coreana faz Son ficar 2 anos mais novo no país; entenda
O astro do Tottenham Son Heung-min e toda a população sul-coreana foram afetados por uma mudança de lei.
O que aconteceu
Ontem entrou em vigor na Coreia do Sul uma lei que muda o cálculo de idade no país, adotando o sistema internacional - o mesmo utilizado no Brasil. A proposta foi aprovada em dezembro de 2022 após forte campanha do presidente Yoon Suk-yeol.
No sistema antigo, o tempo de gestação era considerado no cálculo da idade. Portanto, todos os bebês já nasciam com um ano.
A pessoa ficava um ano mais velha a cada 1º de janeiro, não em seu aniversário. Portanto, num exemplo extremo, um bebê nascido em 31 de dezembro teria dois anos de idade no sistema sul-coreano, e dois dias de vida no sistema internacional.
No momento, Son Heung-min perdeu dois anos de idade dentro da Coreia do Sul. Nascido em 8 de julho de 1992, o atacante do Tottenham tem 30 anos, mas estava com 32 no sistema antigo (um pelo período de gestação e outro ano que 'ganhou' em 1º de janeiro de 2023).
A alteração na idade não tem impacto futebolístico para Son. O atleta já é registrado pelo Tottenham com sua data de nascimento. A questão afeta o jogador somente dentro de seu país.