Topo
Esporte

Por que Richard Rios, primeiro reforço do Palmeiras, não vingou no Flamengo

Richard Rios durante jogo entre Flamengo e Vasco, pelo Carioca 2020 - Thiago Ribeiro/AGIF
Richard Rios durante jogo entre Flamengo e Vasco, pelo Carioca 2020 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

29/03/2023 04h00

Primeiro reforço do Palmeiras em 2023, o volante Richard Ríos não teve espaço no Flamengo na transição da base para o profissional.

O que aconteceu

  • Richard Ríos teve dificuldade de se encaixar no elenco do Flamengo em um período de aumento de investimentos e contratações.
  • O único jogo de Richard Ríos pelo Flamengo no Brasileirão foi justamente contra o Palmeiras, em 2020. Ele entrou no segundo tempo de uma partida na qual o time foi desfalcado pelo surto de covid.
  • Richard estourou a idade para atuar no sub-20 e foi emprestado ao Mazatlán, do México. Ele chegou a participar de quatro jogos do Carioca de 2021 e teve contrato renovado.
  • O volante sofreu uma ruptura nos ligamentos do joelho direito durante um treino, quando estava emprestado, e precisou de cirurgia. A lesão grave atrapalhou o empréstimo e o clube mexicano não exerceu o direito de compra.
  • Na volta ao Flamengo, em meados de 2022, Richard Ríos seguiu sem espaço. Não estava nos planos de Paulo Sousa e, depois, não entrou no radar de Dorival Júnior.

Perto da saída

Richard foi colocado para fazer recondicionamento físico com garotos do sub-15 e sub-16 do Flamengo. O bloco dos encostados também tinha, por exemplo, o meia Yuri César e o zagueiro Rafael Santos.

Faltando cerca de um ano para o término do contrato, o Flamengo o negociou com o Guarani. Mas manteve 25% dos direitos econômicos do colombiano. A negociação com o Palmeiras não envolveu o percentual do Flamengo.

As origens

O jogador colombiano fez a transição do futsal para o campo ao ser descoberto pelo Flamengo em um torneio do qual Richard participou com a seleção colombiana, no Rio. Na base, Richard Rios fazia parte de uma geração que tinha João Gomes no meio-campo.

Esporte