Números não mentem: Messi é mais decisivo que Mbappé no PSG e na Copa
O argentino Lionel Messi e o francês Kylian Mbappé, companheiros de Paris Saint-Germain, irão se enfrentar na final da Copa do Mundo de 2022. Enquanto o camisa 10 da Argentina busca o inédito título para sua galeria de troféus, o astro da França pode conquistar o segundo Mundial consecutivo com os Bleus, feito que não acontece desde as conquistas do Brasil em 1958 e 1962.
Na Copa do Mundo, os dois melhores jogadores da competição chegam com números parecidos, mas o craque da Argentina é superior ao astro da França. Ambos possuem cinco gols e são os artilheiros do torneio, mas Messi tem três assistências ao longo das seis partidas, enquanto Mbappé soma dois passes decisivos para gols de companheiros.
Além dos números frios, o argentino participou de cinco gols da Albiceleste no mata-mata e foi decisivo nas oitavas, quartas e semifinal. Por outro lado, o atacante francês contribuiu com dois gols e uma assistência na vitória contra a Polônia, nas oitavas mas não teve nenhuma participação em gols nas fases seguintes, contra Inglaterra e Marrocos.
No próximo domingo (18), Messi e Mbappé se encontram no Estádio Lusail, o maior palco do futebol em 2022, em busca do título da Copa do Mundo. Além do troféu, o duelo deve definir o principal atleta da competição e pode ser decisivo em uma disputa nas premiações de melhor jogador do mundo nos próximos meses.
E no PSG?
No clube francês, Messi e Mbappé, ao lado de Neymar, são os grandes protagonistas em 2022/2023. No clube, a dupla contribuiu com 33 gols marcados e 19 assistências na temporada. Nesse curto período, o argentino conquistou um título e tem mais participações em gols comparado ao grande nome da seleção francesa.
Após sua adaptação no Campeonato Francês, o camisa 10 da Argentina iniciou o ano voando pelo Paris Saint-Germain. Na Supercopa da França, o craque anotou um gol na vitória de sua equipe por 4 a 0 sobre o Nantes e conquistou seu primeiro título com a equipe na temporada. Enquanto isso, Mbappé não participou da partida e demorou mais tempo para voltar a jogar com relação aos seus companheiros de ataque.
Entre Campeonato Francês e Champions League, Messi disputou 18 partidas. Enquanto isso, Mbappé participou de 20 jogos e só não entrou em campo na estreia na Ligue 1, quando o PSG goleou o Clermont por 5 a 0. Ainda assim, o argentino contribuiu com mais participações em gols do que o francês.
Nesses 18 jogos, excluindo a Supercopa da França, Messi marcou 11 gols e distribuiu 14 assistências, tendo participado de 25 gols do Paris Saint-Germain. Por outro lado, Mbappé aprimorou seu faro goleador e balançou as redes em 19 oportunidades, mas contribuiu com apenas cinco assistências, somando 24 participações em gols de seu clube.