Quem é Letticia Munniz, que expôs pressão contra corpo gordo na televisão
Letticia Munniz, 35, que expôs a pressão que pessoas com corpos gordos sofrem para conseguir espaço na TV, trabalha na Globo, é modelo plus size e ativista em defesa dos corpos que não são considerados padrão.
Conheça Letticia
Munniz é formada em comunicação com ênfase em rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Ela se formou apresentadora em curso do Senac-SP.
Desde 2022, ela trabalha na TV aberta como assistente de palco de Luciano Huck, no Domingão com Huck, na Globo. A apresentadora costuma dividir a tela com Huck em ações de merchandising para dar os recados dos patrocinadores da atração.
Ela também é influenciadora e se descreve como "ativista de corpos". Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, Letticia defende a inclusão de corpos fora do padrão e compartilha reflexões sobre gordofobia, moda e outros assuntos.
Letticia já trabalhou na televisão antes e fazia stand-up comedy. A influenciadora fez parte da equipe das extintas MTV Brasil e Mix TV, além de já ter atuado na série "Borges", do Porta dos Fundos. Seus especiais de stand-up também foram transmitidos pelo Comedy Central.
Gordofobia na TV
Munniz disse que os homens sofrem com padrões impostos pela sociedade, mas em proporção menor que as mulheres. "Não discordo que os homens sofrem, mesmo que numa proporção mínima. Mas o que eles sofrem dentro da sociedade por estarem fora do padrão [em comparação] com o que as mulheres sofrem? Não existe essa comparação", declarou no videocast Pé no Sofá Pod.
Ela destacou que ser apresentadora sempre foi seu sonho, mas ouvia que por sua forma física não teria espaço. "Eu sempre quis ser apresentadora de TV, desde criança, e uma das coisas que contribuiu muito para os meus distúrbios alimentares é que eu ouvia 'com esse corpo você não vai estar na TV, na revista'. E isso é um fato".
Estou na TV há muito pouco tempo, mulheres com o corpo como o meu, como o de Tati Machado, Fabiana Karla, são muito poucos e não estão em grandes papéis.
Letticia Munniz