Por que a Nintendo 'abriu mão' do Brasil e voltou atrás após 5 anos?
A Nintendo anunciou na quarta-feira em um evento em Nova York a sua mais nova aposta: o Switch 2. O videogame chega às lojas no dia 5 de junho a partir de US$ 449,99.
Em 2015, a gigante japonesa fechou suas operações no Brasil por conta das altas tarifas de importação e também da falta de fabricação local. Após cinco anos longe, em 2020, a Nintendo voltou a operar no país.
Em conversa exclusiva com Splash no lançamento do Switch 2, Bill van Zyll, diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo of America, afirmou que a Nintendo quer continuar se conectando com o público brasileiro, principalmente após esse "hiato" de 5 anos.
De forma rápida, olhando para trás, alguns dos Nintendistas foram criados quando a Nintendo estava no Brasil nos anos 90. Alguns desses fãs estão jogando com seus filhos. Isso mostra que é possível [se conectar com o público] e que nós criamos uma base de fãs muito forte, mas existe esse 'intervalo' e é por isso que é tão importante para nós estarmos no Brasil constantemente para que não tenhamos isso de novo. Bill van Zyll
Bill também comentou sobre a importância de ter os jogos disponíveis no país e aumentar a base de fãs. "O que estamos fazendo no Brasil é aumentar a consciência e criar o interesse na Nintendo. O filme do Super Mario, por exemplo, ficou em 9º lugar no Brasil. Isso diz muito. As pessoas sabem quem é o Mario, mas a conexão que precisamos fazer é de um jogo inédito para o Mario Kart World, para conectar esses pontos."
Pela primeira vez, a Nintendo lança jogos com legenda em português. "O bom é que mais e mais jogos que estão saindo agora estão em português do Brasil. Então, nós estamos mudando de zero para mais e mais jogos saindo em português. Se você olhar para alguns dos jogos que estão vindo como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ganharão atualizações grátis com tradução em português do Brasil."
O Switch 2 deve chegar às lojas no Brasil no mesmo período do lançamento no Japão. O modelo, que apresenta um design melhor, maior e com mais funcionalidades, apresenta uma nova fase de crescimento para a Nintendo. "O Brasil é um mercado de prioridade para nós. Por causa do potencial que há lá. E o país também é muito especial por todo o amor que recebemos dos fãs brasileiros."
*Splash viajou a convite da Nintendo.