Topo
Entretenimento

Pré-candidato, Felipe Neto já negou disputar presidência: 'Zero interesse'

do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

03/04/2025 19h41

Felipe Neto, 37, surpreendeu os seguidores ao anunciar sua "pré-candidatura" à presidência da República em 2026. O youtuber, que nos últimos anos passou a se posicionar politicamente com pautas ligadas à esquerda, já negou veementemente interesse em entrar para a política, mas ressaltou que poderia mudar de opinião.

O que aconteceu

Felipe Neto anunciou hoje sua pré-candidatura em vídeo nas redes sociais. Ele destacou que sua decisão foi tomada "após um período de profunda reflexão" e negou se tratar de "um gesto de vaidade". Splash entrou em contato com a assessoria do artista para pedir mais explicações. Em nota, a equipe dele disse apenas que mais informações serão divulgadas amanhã.

Publicidade

Até o momento, ele não se filiou a nenhum partido político. Essa, no entanto, é a primeira vez que o influenciador diz querer concorrer a um cargo público, mais precisamente à presidência da República.

Em 2021, Felipe afirmou que, naquele momento, não tinha "qualquer interesse político, zero". "Nesse momento é importante [destacar que não tenho essa pretensão] porque eu já falei tantas coisas que eu cravei e depois as coisas mudaram de cenário", declarou em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura).

Na ocasião, o youtuber destacou que não tinha um "projeto de poder". "Eu não me imagino virando político, se um dia isso voltar para me morder meus glúteos, bom, pode acontecer, mas eu não me imagino virando político. Não tenho qualquer projeto de poder, de política, de candidatura ou qualquer coisa relevante a ver com isso".

Nas eleições de 2022, Felipe de fato não disputou nenhum cargo público. Ele, porém, atuou de forma bastante ativa na campanha vitoriosa do então candidato Lula (PT). Após a vitória do petista, ele chegou a ser cotado para assumir algum cargo no governo, principalmente ligado a área de comunicação do Planalto, o que não rolou.

Felipe Neto tem feito críticas ao governo Lula. Ele já criticou publicamente escolhas tomadas pelo petista, como na formação de seu ministério, por exemplo, até a nomeação de Cristiano Zanin para o STF (Supremo Tribunal Federal). Ele também já disse ter esclarecido suas posições à primeira-dama Janja, de quem é próximo.

Em fevereiro deste ano, o influenciador disse que não falaria mais sobre política nas redes sociais. Na ocasião, ele disse que não possui pretensão politica. "Não tenho nenhuma pretensão de ser político, nenhuma intenção de seguir uma carreira nesse caminho e era para isso que a vida tava encaminhando. Eu tava meio perdido".

publicidade

Entretenimento