Topo
Entretenimento

INSS reativa aposentadoria de Hermeto Pascoal após reclamação de bloqueio

Músico Hermeto Pascoal criticou o bloqueio da aposentadoria - Robin Little/Redferns
Músico Hermeto Pascoal criticou o bloqueio da aposentadoria Imagem: Robin Little/Redferns

São Paulo

28/03/2025 21h46

O Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS) reativou a aposentadoria de Hermeto Pascoal, 88, após reclamação nas redes sociais.

O que aconteceu

No Instagram, o músico divulgou uma nota de repúdio contra o bloqueio da aposentadoria. Ele explicou que o benefício foi suspenso porque não fez uma prova de vida presencial em Curitiba, no Paraná. Ele não mora na cidade há mais de 10 anos.

O famoso ainda indicou que, mesmo após receber a pendência, continuou com seu acesso suspenso. "O benefício segue bloqueado por um novo motivo: '37 - Suspenso por não saque'. Isso ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos. A reativação exige uma nova solicitação, que já foi feita — mas até agora, nada foi resolvido", pontuou na publicação da rede social.

Todas as etapas dependem de aplicativo ou telefone, canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos nessa faixa etária. Casos semelhantes vêm se acumulando.

O INSS informou que Hermeto Pascoal não sacava os valores desde 2021 e, por isso, o acesso foi suspenso. Para evitar essa situação, o segurado deve retirar o dinheiro em até 60 dias após a data do depósito. O órgão também esclareceu que o artista recebe aposentadoria por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Entretenimento

publicidade