Topo
Entretenimento

Astro de 'El Turco' agradece amor de brasileiros: 'Improvável sendo turco'

Can Yaman chega para o lançamento de "El Turco" no Rio de Janeiro - Rômulo Guimarães
Can Yaman chega para o lançamento de "El Turco" no Rio de Janeiro Imagem: Rômulo Guimarães
do UOL

De Splash, no Rio

25/03/2025 21h07Atualizada em 26/03/2025 00h00

Can Yaman, 35, participou do lançamento da série "El Turco", nesta terça-feira (25), em um cinema do Rio de Janeiro. Além de conversar com a imprensa, ele discursou para fãs antes da sessão para convidados e tirou fotos. A série completa já está disponível no Globoplay.

O astro turco, que está em sua terceira visita ao Brasil desde 2019, causou alvoroço ao chegar para o evento. O artista é sucesso em produções turcas, como, por exemplo, "A Sonhadora" e "Sr. Errado", que também estão no Globoplay.

Publicidade

Ator se diz surpreso por ter fãs no Brasil e em outros países. "Me sinto grato".

Converso com Deus e agradeço porque acho improvável estar fazendo esse sucesso no mundo todo sendo um turco. Isso poderia acontecer com um americano, estar nesse lugar [da fama]. Não um turco? Me sinto agradecido. E não é só no Brasil. Fiz um comercial no Egito e tive muito sucesso. Depois fui para a Inglaterra e senti esse amor.

Estrelada por Can, a série El Turco fez sua estreia mundial no dia 21 de março. A trama mistura ação, aventura e romance em uma história de época envolvente, baseada na lenda de La Turchia, um festival celebrado há mais de 300 anos na vila italiana de Moena.

Durante conversa com a imprensa, ele celebrou o sucesso das produções turcas pelo mundo. "Eu sou um ator turco que mora na Itália há 5 anos? Sempre viajo aos lugares e vejo o sucesso das novelas turcas".

Ainda defendeu as famosas comédias românticas. "As pessoas acham que comédias românticas são mais fáceis de serem produzidas, mas não são. Quando você tem que gravar 150 minutos num dia, você às vezes tem que improvisar. Não é simples. É bem complexo."

"El Turco", no entanto, não é uma produção turca. Ela foi gravada Itália completamente em inglês.

Pela primeira vez em um projeto fora da Turquia, internacional, falado em inglês e com esse orçamento especial. Agradeço a escalação e por acreditarem que eu combino com o papel.

1 - Divulgação - Divulgação
Em "El Turco", Can Yaman é Balaban, um soldado do Império Otomano; série está disponível no Globoplay
Imagem: Divulgação

Ele ainda detalhou a preparação para o personagem. "Para viver como um atleta, eu tive que aprender todas as habilidades. Foram 8 meses de trabalho difícil como atleta. E eu tive que ser aquele guerreiro. Eu tive que fazer muito treinamento para poder interpretar esse personagem. Então, eu tive que viver como um atleta durante todo o processo de produção".

Can, no entanto, não gostou de ser questionado sobre questões relacionadas a outros atores turcos e ao sindicato de atores na Turquia por "não viver mais no país". Também não gostou de ser questionado se via relação entre ter servido ao exército turco e gravar cenas como soldado, além de desconversar sobre cena de sexo na série. "É apenas no episódio 2", afirmou ele.

É a primeira vez que os fãs assistem ao ator em cenas mais quentes — já que elas são "censuradas" pelo governo turco. O Conselho Supremo de Rádio e de Televisão pode multar as produtoras que exibem cenas de beijo e sexo. Como a produção do Globoplay foi gravada na Itália, não passa pelo rigor turco.

Ele se sentiu mais confortável para se declarar às mulheres. "Eu amo as mulheres. Adoro ficar cercado por elas... Não gosto quando homens me pedem selfies", brincou ele, antes de encontrar fãs do sexo masculino em uma das salas do cinema. "Prefiro as mulheres, mas sempre que vejo homens assistindo meu show, isso me deixa orgulhoso. Isso me faz querer mais".

Quem é Can Yaman?

Can Yaman nasceu em Istambul, na Turquia, mas sua família é da Albânia. Como cursou o ensino médio em um colégio italiano, fala o idioma fluentemente. Seu aniversário oficial é no dia 8 de novembro, mas ele nasceu às 23h55 do dia 7 de novembro.

Em 2013, Can Yaman foi convidado para o casamento de um amigo em Moscou e acabou no set da série russa Yasmin (2013), onde seu colega trabalhava, e foi contratado para fazer um pequeno papel. Foi a primeira vez que ele participou de uma produção de TV.

É formado em Direito pela Universidade de Yeditepe. Chegou a atuar como advogado até conseguir seu primeiro papel na televisão, na série Assuntos do Coração (2014).

O sucesso internacional começou com A Sonhadora (2018). O ator desenhou tatuagens no corpo para a gravação das produções em que participou, mas ele não tem nenhuma tatuagem de verdade.

Can Yaman é fluente em turco, inglês e italiano. Ele também fala um pouco de alemão e espanhol e tem se arriscado no português em sua visita ao Brasil.

Veja o trailer

Entretenimento

publicidade