Pitanga cita mudanças ao se descobrir bi: 'Prazer está em se permitir'
Camila Pitanga, 47, disse que vivenciou mudanças íntimas ao se descobrir bissexual.
O que aconteceu
Pitanga afirmou que é uma pessoa em constante descobrimento pessoal. No entanto, a atriz admitiu que a descoberta da própria bissexualidade foi um processo longo em que ela precisou se organizar para entender seus sentimentos e desejos.
Atriz contou que por muito tempo priorizou o trabalho em detrimento da vida pessoal. "Essa virada não foi por causa de medo, foi por entender que tinha mais espaço dentro de mim. O trabalho sempre foi uma grande realização para mim. Aí a sexualidade estava lá no oitavo lugar", declarou em entrevista à revista Marie Claire.
Ela explicou que buscou o tantra e a terapia para ter novas experiências sexuais. "Eu fui ao tantra, à terapia orgástica. Eu quis estudar, ler. E, mais do que isso, experimentar no meu corpo".
Quando eu entendi que o prazer não é algo que está dado, que está em você se permitir, isso foi um senhor ponto de virada. Não é uma escolha, uma relação, uma trepada. Vira uma vida, um universo.
-- Camila Pitanga
Pitanga também refletiu sobre o conceito de liberdade. "Liberdade pra mim é respeitar o não saber, respeitar o caminhar, ir ao vento, deixar ele te levar. Porque a gente tem a ideia, nessa coisa da meritocracia, de que tudo é determinado pela sua escolha, pelo seu esforço. Eu acho que a liberdade é entender que há uma dança. Sim, dos seus desejos, aspirações, mas um diálogo que é um pouco inconsciente. Liberdade é escolher como dançar".
Camila Pitanga atualmente namora o professor de Filosofia Patrick Pessoa. Os dois estão juntos há três anos. Anteriormente, ela viveu um namoro lésbico com Beatriz Coelho.