Quem foi Chita, chimpanzé citada por presidente da Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, disse que a Copa Libertadores sem os clubes brasileiros seria "como Tarzan sem Chita. Impossível".
Quem é Chita?
Chita era a macaca amiga de Tarzan nos filmes da década de 30, protagonizados pelo ator Johnny Weissmuller. Embora interpretasse uma macaca, o animal era um chimpanzé.
Foi batizado como "Jiggs", mas, após os filmes, acabou sendo sempre chamado pelo nome do personagem. Nos filmes do Tarzan, Chita era o alívio cômico, além de auxiliar o protagonista.
Chita morreu aos 80 anos, em 24 de dezembro de 2011, no Santuário Suncoast de Primatas, em Palm Harbor, na Flórida. Apesar de o chimpanzé ser apontado como "o macaco" dos filmes, é provável que diferentes animais tenham sido usados como atores.
O termo "Chita" já foi usado como ofensa racista no Brasil. Em 2015, uma mulher foi vítima ao publicar uma foto com a filha em uma rede social. Um ano antes, um homem atacou mulheres em um ônibus em Piracicaba (SP).