Direto de 'Borgen': Trump imita arte ao ameaçar tomar Groenlândia
As ameaças de Donald Trump à Groenlândia lembraram telespectadores da série dinamarquesa "Borgen", drama político que trata da ascensão de uma primeira-ministra dinamarquesa.
O que Donald Trump tem a ver com "Borgen"
Trump disse que pretende tomar o controle da Groenlândia e cogita usar as Forças Armadas para isso. Em coletiva de imprensa, o presidente dos EUA disse que "não poderia garantir" que não usaria coerção econômica e militar para tomar a ilha e o Canal do Panamá. "Posso dizer o seguinte: precisamos deles para a segurança econômica", afirmou.
Em "Borgen", a Groenlândia se torna centro de uma crise geopolítica e de uma disputa de interesses entre grandes países. Após petróleo ser encontrado na ilha, a protagonista se vê em uma crise internacional envolvendo a Rússia, os EUA e a China, e precisa alinhar interesses econômicos e a agenda sustentável do partido, além de proteger a soberania do país.
Em outro momento da série, a primeira-ministra também vive uma tensão com o presidente dos EUA. Após um repórter descobrir que a CIA está usando uma base aérea na Groenlândia para transportar prisioneiros afegãos, causando um escândalo no país, o presidente americano cancela uma visita a Copenhague alegando um conflito de agendas.
Após as ameaças de Trump, a primeira-ministra da Dinamarca já disse que a "Groenlândia não está à venda". "Não acho que seja um bom caminho lutar uns contra os outros com meios financeiros quando somos aliados e parceiros próximos", disse Mette Frederiksen.
Groenlândia é um território estratégico e já foi invadida pelos EUA no passado. Maior ilha não continental do mundo, tem presença do militar dos EUA até hoje, ainda que o país tenha desocupado o local no fim da Segunda Guerra Mundial. Além disso, é um lugar propício para exploração mineral e de petróleo.
As quatro temporadas de Borgen estão disponíveis na Netflix.