Topo
Entretenimento

Globo de Ouro é 'esquenta' para Oscar: qual a diferença entre as premiações

do UOL

Colaboração para Splash

07/01/2025 05h30

O Globo de Ouro de 2025 coroou Fernanda Torres como a melhor atriz de drama do ano graças à sua interpretação de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, em "Ainda Estou Aqui".

Uma das grandes premiações internacionais, o Globo de Ouro pode abrir caminho para a brasileira rumo ao Oscar. Mas qual a diferença entre os dois eventos?

A identidade de cada premiação --e quem vota

O Oscar é mais antigo e engloba diferentes profissionais da indústria. Oficialmente batizado de Academy Awards, o Oscar foi fundado em 1929. Ele é organizado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences ou simplesmente, a Academia, em reconhecimento a trabalhos de excelência em diversas áreas do cinema, como produção, direção, figurino, efeitos sonoros e visuais e, claro, atuação.

Mais de 10 mil profissionais da área nos EUA e no exterior participam de um complexo processo de seleção e votação dos filmes. A equipe de cada filme "se candidata" ao Oscar em diferentes categorias e os profissionais associados à Academia elegem os vencedores. Profissionais da área de cinema precisam de convite para entrar para a Academia, seja da própria instituição ou por meio de uma espécie de patrocínio de outros membros.

Elizabeth Taylor no Oscar de 1961 - HO/REUTERS - HO/REUTERS
Elizabeth Taylor no Oscar de 1961
Imagem: HO/REUTERS

Já o Globo de Ouro foi criado em 1943 com o objetivo de desenvolver um processo mais organizado de reunir e divulgar novidades de Hollywood a mercados internacionais. O estabelecimento da premiação era, portanto, apenas uma parte da estratégia da organização por trás do projeto, a Hollywood Foreign Correspondent Association (Associação de Correspondentes Internacionais de Hollywood), um grupo então de algumas dezenas de jornalistas estabelecidos em Los Angeles.

Jornalistas e críticos de cinema ainda são os votantes do Globo de Ouro. No entanto, o grupo hoje é mais diverso e inclui 334 profissionais de imprensa de 85 países que escrevem sobre cinema e sobre Hollywood, mas não apenas em Los Angeles —do mundo todo. O Brasil tem 25 eleitores na Golden Globes Foundation, a nova organização que está por trás do evento.

Lady Gaga no Globo de Ouro de 2019 - Valerie Macon/AFP - Valerie Macon/AFP
Lady Gaga no Globo de Ouro de 2019
Imagem: Valerie Macon/AFP

Qual é mais tradicional?

Tradicional, o Oscar é tido como a premiação de maior prestígio da indústria cinematográfica. Curiosamente, seu código de vestimenta é hoje mais relaxado do que o do Globo de Ouro —o Oscar, que já foi um evento "white tie" (ainda mais refinado que o black tie), é apenas tido como "formal", enquanto o Globo de Ouro é black tie, apontou a revista especializada WWD. Estas regras definem parâmetros para estrelas ousarem (ou não) no tapete vermelho e explica em parte os tantos looks retrôs vistos em 2025.

Quando cada um costuma celebrar o cinema?

O calendário de premiações segue uma ordem previsível. Por isso, o Globo de Ouro serve como uma espécie de "esquenta" para o Oscar, acontecendo geralmente em janeiro —apenas em casos excepcionais, como atrasos relacionados à pandemia em 2021, empurram a data para fevereiro. Já o Oscar encerra a temporada e costuma ser marcado entre o final de fevereiro e o início de abril. Em 2025, o evento será realizado em 2 de março.

Selfie feita por Ellen DeGeneres com os concorrentes do Oscar de 2014 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Selfie feita por Ellen DeGeneres com os concorrentes do Oscar de 2014
Imagem: Reprodução/Twitter

Cronologia influencia decisões. Oficialmente, o Oscar é decidido por quem trabalha na produção de filmes e o Globo de Ouro por quem cobre a Sétima Arte, mas jornalistas frequentemente apontam tendências, filmes que já são bem comentados entre os pares ou têm sido intensivamente divulgados por estúdios. Além disso, o Globo de Ouro repercute durante uma época em que a Academia ainda está em votação —e as suas escolhas acabam pesando ou convenientemente coincidindo, muitas vezes, com os resultados do Oscar.

Categorias refletem diferenças de prioridades

O Globo de Ouro premia cinema e televisão. São 27 categorias, sendo 15 de cinema e 12 das telinhas, todas elas divididas entre o tom das obras — drama ou musical/comédia. O evento ainda privilegia menos áreas do processo de produção, focando direção, atuação (principal e coadjuvante), canção e trilha originais, roteiro e filme de língua estrangeira.

Já o Oscar foca apenas nas telonas em suas 24 categorias. Além de melhor filme, ator, atriz e outras categorias tradicionais em comum com o Globo de Ouro, a Academia premia também categorias técnicas do cinema, como a caracterização em maquiagem, edição, mixagem de som, efeitos visuais, figurino e mais. Animações, documentários e curtas também são elegíveis.

Entretenimento