Topo
Entretenimento

Tchau, filtros de beleza: Instagram vai remover função na próxima semana

Filtro do filme Avatar faz pessoa ficar com rosto na coloração azul; Instagram vai remover filtros de terceiros - cottonbro/Pexels
Filtro do filme Avatar faz pessoa ficar com rosto na coloração azul; Instagram vai remover filtros de terceiros Imagem: cottonbro/Pexels
do UOL

De Tilt, em São Paulo

07/01/2025 05h30Atualizada em 07/01/2025 08h51

A partir de 14 de janeiro, o Instagram vai descontinuar todos os filtros feitos por terceiros, o que inclui tanto os de joguinhos como os de beleza. Serão mantidas apenas as opções criadas pela Meta.

O que aconteceu

Anúncio de fim de filtros foi feito em agosto de 2024. Na ocasião, o Instagram informou que iria desativar a plataforma Spark, usada por criadores e marcas para criar aplicações e filtros de realidade aumentada (tecnologia que combina elementos digitais com o mundo real).

Com o fim da plataforma Spark, filtros de criadores e feitos por marcas não serão mais disponibilizados. Nas propriedades da Meta haverá apenas filtros feitos pela própria empresa. Depois de 14 de janeiro de 2025, filtros criados por terceiros ficarão inativos no Instagram, Messenger e Facebook.

Quando lançamos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade de nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta
Nota da Meta sobre o fim dos filtros, em agosto de 2024

Não custa lembrar que, apesar da remoção do Instagram, as pessoas poderão aplicar filtros usando outros apps. A grande mudança é que os filtros de terceiros não estarão mais disponíveis para uso dentro do app.

Empresa não dá detalhes sobre razão do fim dos filtros. Diz apenas que decisão "é parte de esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos".

Repositórios de filtros da página do Instagram - Reprodução - Reprodução
Repositórios de filtros da página do Instagram
Imagem: Reprodução

Filtros de realidade aumentada foram lançados inicialmente em 2017 no Instagram. A funcionalidade foi "copiada" do Snapchat, assim como os stories. De acordo com a Meta, mais de 600 mil pessoas, de mais de 190 países, criaram filtros na plataforma.

Para achar os filtros oficiais da Meta, basta acessar o perfil do Instagram ou do Facebook na rede social. Na sequência, toque no ícone de três estrelas e navegue pelos filtros disponíveis.

Críticas aos efeitos

Criadores de filtros criticam o fim do recurso. Em página do Facebook com discussão sobre o assunto, o criador Antônio Augusto Almeida, por exemplo, diz que gastou horas desenvolvendo um filtro a pedido de uma clínica de saúde, e que agora não receberá mais pelo trabalho, já que a função será descontinuada. Outros criadores publicaram no grupo dizendo que o fim estava próximo e pedindo para que a empresa não acabe com o "Meta Spark Studio" [a ferramenta que permite criar e publicar filtros].

Filtros de beleza passaram a ser alvo de escrutínio. Em 2019, o Instagram informou que removeria filtros de stories que simulavam procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Em setembro de 2022, uma matéria do jornal norte-americano New York Times citava como os filtros de redes sociais estavam causando uma "obsessão pela simetria facial" e levando as pessoas a fazerem procedimentos estéticos para ficarem parecidos com os filtros.

Entretenimento