Topo
Entretenimento

'Tieta': Resumo dos capítulos da novela da Globo de 16 a 20/12

Tieta (Betty Faria) - Reprodução/Globo
Tieta (Betty Faria) Imagem: Reprodução/Globo
do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

16/12/2024 15h37

A reprise da novela "Tieta", escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h05, na Globo.

Leia o resumo completo dos próximos capítulos:

Segunda-feira, 16 de dezembro

Tonha e Carmosina suspeitam do interesse de Perpétua na morte de Tieta. Perpétua consulta Marcolino para saber que direito tem à herança de Tieta. Os amigos no bar duvidam da morte de Tieta. Perpétua mostra a todos um recorte de jornal paulista, que menciona a morte de uma mulher chamada Antonieta que foi casada com um Comendador. Ricardo acende uma vela e reza por Tieta. Tonha o conforta. Perpétua manda o padre rezar uma missa para a irmã e pede a Ascânio que decrete feriado, para que todos possam ir. A notícia da missa corre a cidade. Ascânio diz aos amigos que não quer mais se apaixonar. Carmosina não se conforma com a morte de Tieta. Tieta chega à cidade quando todos estão na missa. Bafo de Bode conta a Tieta que todos estão no velório da filha de Zé Esteves. Tieta pensa que é Elisa e entra na igreja correndo. Tonha reconhece Tieta, e todos a recebem de braços abertos. Padre Mariano pede ajuda a Ascânio para uma quermesse. Tieta vai para a casa de Perpétua e lembra que naquela casa morava Lucas, seu grande amor. Ela conhece os sobrinhos e se instala no quarto que fora de Lucas. Carmosina quase flagra Perpétua com a caixa branca. Tieta pensa em Lucas e conta a Carmosina que ele foi seu grande amor. Tieta se compromete a pagar todas as despesas enquanto estiver ali, para alegria de Perpétua. Tonha alerta Zé Esteves que agora Tieta vai descobrir todas as mentiras que eles contaram. Imaculada acorda com febre. Ascânio conhece Leonora e fica encantado. Tieta comenta com Carmosina que voltou para se vingar.

Terça-feira, 17 de dezembro

Carmosina tenta demover Tieta da ideia de se vingar, mas não consegue. Leonora e Ascânio conversam animadamente, e Carmosina conta a Leonora que Ascânio está se divorciando. Filó diz ao coronel que acha que Imaculada irá morrer. Imaculada arde em febre e coronel manda chamar Milu. Tieta percebe que Leonora gostou de Ascânio. Tieta decide fazer uma visita ao coronel. Milu culpa o coronel pela doença de Imaculada. Perpétua trama lucrar às custas de Tieta. Tieta distribui vários presentes para a família e pergunta sobre o filho de Elisa, que desconversa. Osnar aparece na casa de Carol. Milu suspeita do "mistéeerio" que envolve o real motivo da volta de Tieta. Perpétua pede perdão à Tieta, com segundas intenções. Tieta quase cai no corredor, mas é amparada por Ricardo. Ricardo pede desculpas a Tieta e ela agradece. Carol pede a Osnar que vá embora. Laura vê Osnar saindo da casa de Carol. Tieta repreende Leonora por ter acreditado em um homem. Tieta diz ao coronel que quer comprar Imaculada. O coronel se recusa a vender Imaculada e expulsa Tieta da fazenda dele. Elisa pede ajuda a Carmosina para contar a verdade sobre a morte de seu filho. Os homens babam por Tieta, e Dário conta que Osnar tem ido a Mangue Seco. Carmosina conta a Tieta a verdade sobre o filho de Elisa e para onde vai o dinheiro que Tieta manda, mas ela não se incomoda. Ascânio decide ir até Salvador tratar da hidrelétrica. Leonora pede a Carmosina que entregue as cartas dela sem Tieta ver. Zé Esteves ameaça bater em Tieta.

Quarta-feira, 18 de dezembro

Tieta enfrenta o pai, que recua quando ela pergunta sobre seus remédios. Tieta não entende como Tonha deixou a situação com Zé chegar no ponto que chegou. Aída esbarra em Carol na rua, para desespero de Modesto. Leonora lembra Carmosina de lhe entregar a carta sem que Tieta veja, e Tieta quase flagra. Perpétua repreende o pecado da gula. Perpétua pede que Ricardo agrade a Tieta. Aída pergunta por Carol na reunião e ninguém responde. Osnar sugere que Zuleika contribua na quermesse, o que seria uma afronta para Perpétua. Zuleika reflete sobre a proposta de Osnar. Milu fala umas verdades ao coronel da Tapitanga. Juracy cobra que Perpétua conte a Aída sobre Carol, mas ela inventa uma desculpa. Tieta aparece de biquíni, chocando a todos. Tieta, Leonora, Ricardo, Peto e Cosme saem para um passeio no Mangue Seco. Tieta mata as saudades das dunas e decide comprar uma casa no local. Modesto engole uma carta que chegou para Aída que conta sobre Carol. Carmosina entrega uma carta a Leonora, Tieta vê e pede a carta. Leonora entrega a carta a Tieta e sai chorando. Modesto passa mal engasgado com a carta que engoliu. Tieta lê a carta e fica furiosa com Leonora. Modesto e Carol se perguntam quem escreveu a carta para Aída. Tieta dá uma bofetada em Leonora. Tieta não entende como Leonora deu seu endereço para um rapaz que a fez ir para a prisão. Leonora se arrepende, e Tieta a perdoa. Perpétua diz a Ricardo que Tieta tem que gostar dele. Imaculada melhora. Zuleika pede ao padre para ajudar na quermesse. Amorzinho e Cinira ouvem escondido. Padre Mariano promete pensar no assunto de Zuleika. Perpétua é contra. Tieta diz a Carmosina que vai começar sua vingança. Depois, avisa a todos que vai comprar os terrenos desocupados do Mangue Seco.

Quinta-feira, 19 de dezembro

Tieta discute com Osnar porque ele não concorda que ela compre o Mangue Seco. Aída fala da carta com Juracy e ela fica estranha. Osnar conta aos amigos que Tieta quer comprar Mangue Seco. Tieta pede ao Dr. Marcolino que investigue quem é o dono das terras. Carol pede a Osnar que descubra quem escreveu a carta para Aída. Milu acha que as pessoas vão se estapear por um grão de areia do Mangue Seco. Tieta diz a Carmosina que o que ela quer é saber se pode enfrentar os poderosos da cidade. Perpétua diz a Ricardo que gostaria de Tieta colocasse algum bem em nome dele. Tieta fala de Osnar com Leonora. Osnar diz a Milu e Carmosina que viu coisa ruim no olhar de Tieta. O coronel da Tapitanga diz a Modesto que vai comprar as terras antes de Tieta. Tieta percebe que Leonora está interessada em Ascânio. Laura sugere a Dário convidar Tieta para almoçar para descobrir o motivo do interesse em Mangue Seco. Aída recebe outra carta e, quando vai ler, é interrompida por Peto. Osnar procura Tieta para continuar a conversa sobre o Mangue Seco. Osnar pergunta a Tieta por que ela quer comprar o Mangue Seco. Ela diz que o lugar é muito importante para ela, mas ele desconfia de sua intenção. Tieta pergunta a Ricardo sobre sua vocação. O padre diz a Zuleika que aceita sua contribuição, e Perpétua fica furiosa. Quando Aída vai ler a carta, Modesto finge ter um ataque e a impede de lê-la. Cosme alerta padre Mariano sobre a influência de Tieta em Ricardo. Ascânio não convence o diretor da hidrelétrica a mandar luz para Santana. Leonora pede para Tieta ajudar. Tieta manda um telegrama para um homem poderoso e influente do Sul.

Sexta-feira, 20 de dezembro

Todos ficam impressionados com o contato de Tieta. Ascânio convida Tieta, Leonora e Carmosina para jantar. Mas Tieta diz a Carmosina que tem um plano para deixar Leonora e Ascânio sozinhos. Mordidos, Modesto e coronel Artur duvidam da influência de Tieta. Dário, Osnar e cia. debatem sobre o progresso que pode chegar à Santana. Timóteo sonha em ver o Bahia na TV. Perpétua pergunta a Leonora sobre o pai, mas ela desconversa. Ela pede que Ricardo arranque informações sobre o comendador. Aída fica atônita quando lê a carta. Letícia combina com Carol de ir visitá-la. Tieta diz a Perpétua que Ricardo não tem vocação para ser padre. Tieta diz que Ricardo não é feliz, mas Perpétua não concorda. Leonora chega à casa de Ascânio para jantar, e Tieta e Carmosina faltam ao evento para deixá-los a sós. Ricardo diz ao padre que acha que vai sair do seminário. Amorzinho e Cinira chegam de surpresa para jantar com Perpétua. Ricardo confessa ao padre que está em dúvida quanto à sua vocação, mas não quer desapontar a mãe. Imaculada crê que seu príncipe irá buscá-la. Ricardo diz a Tieta que vai deixar o seminário. Perpétua escuta e chora. Leonora diz a Ascânio que se sente muito bem em Santana. Ascânio diz a Jairo que um repórter de Salvador irá procurá-lo. Aída recebe outra carta mas a joga fora e diz a Juracy que é uma corrente da felicidade. Dário diz a Letícia que Carol namora Osnar. Letícia conta a Aída, que fica surpresa. Ricardo diz ao padre Mariano que decidiu parar o seminário. Ascânio assina o divórcio. O jornalista não aparece. Marcolino diz a Tieta que descobriu de quem são as terras do Mangue Seco. Marcolino conta que as terras do Mangue Seco pertencem à família Antunes, mas ninguém os conhece. Marcolino diz a Modesto e coronel Artur que alguém do sul também quis saber sobre Mangue Seco recentemente. Eles suspeitam que algo esteja acontecendo lá. Modesto oferece sua casa em Mangue Seco para Tieta comprar. Elisa incentiva Tonha a usar um vestido vistoso na quermesse. Ascânio convida Leonora a ser madrinha da fonte. Tonha, com a roupa que Tieta lhe deu, vai à quermesse, e Zé Esteves ameaça bater nela.

As informações sobre o resumo dos capítulos da novela são de responsabilidade da emissora.

Entretenimento