K-pop: entre prêmios e recordes, veja os principais destaques de 2024
Esta é a newsletter Universo K-pop. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda segunda. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
Estamos chegando ao fim de 2024 e, por isso, trazemos na newsletter desta semana uma grande retrospectiva com os maiores destaques do ano no K-pop, seja por recordes de vendas e streamings, presença em festivais, premiações ou, infelizmente, crises entre artistas e empresas, o que aconteceu bastante.
Musicalmente, aespa teve um ano de grande sucesso, com o gigantesco hit 'Supernova' batendo diversos recordes no topo dos charts e vencendo single do ano, o desejado SOTY, no MAMA e no Melon Music Awards, dois dos maiores prêmios do K-pop.
Stray Kids, por sua vez, começou uma das maiores turnês da carreira, a 'dominATE', além de ser headliner de festivais importantes pelo mundo. Eles se apresentaram em Londres, Milão e Chicago. O grupo vem para o Brasil no início de abril de 2025 e seu anúncio já causou um grande frisson nos fãs.
O ano de 2024 também foi bastante próspero para os solistas no K-pop. Jimin, do BTS, embora esteja no serviço militar, quebrou recordes com 'Who' e conquistou um daesang (maior prêmio do K-pop) no MAMA 2024. Já Rosé, do Blackpink, fez o mundo inteiro aprender um jogo sul-coreano e repetir 'APT APT APT APT'.
Por fim, tivemos grandes empresas em meio a escândalos! O drama que se desenrolou durante todo o ano entre NewJeans e HYBE, a decisão unilateral das artistas de sair da ador, Seunghan expulso do RIIZE pelo bullying das 'fãs', e JYPE sendo acusada de maus-tratos por ex-integrante do VCHA.
Seventeen também se destacou no ano
Outro grupo que teve um grande destaque em 2024 foi o Seventeen. Além de turnês enormes pela Ásia, principalmente no Japão, o grupo foi headliner de festivais como Glastonbury (Inglaterra) e Lollapalooza Berlim. No MAMA Awards 2024, ele levou dois daesangs para casa: o de artista do ano e de disco do ano, por 'Seventeenth Heaven'. Já no Billboard Music Awards o grupo recebeu o prêmio de melhor turnê de K-pop.
BTS segue no topo mesmo em hiato
Além do daesang do Jimin, o army, fandom do BTS, tem muito a comemorar com as conquistas e lançamentos do grupo, mesmo em hiato. Namjoon lançou o elogiado 'RPWP', e Jin retornou do serviço militar e lançou 'Happy'. J-Hope também finalizou seu serviço, e Jungkook, mesmo servindo, levou prêmios no Billboard Music Awards: melhor música de K-pop, com 'Standing Next to You', e melhor disco de K-pop, com 'Golden'.
Lee Chaeyeon, solista e ex-integrante do grupo IZ*ONE, sobre os protestos na Coreia do Sul contra o presidente afastado
Nugu do ano: Young Posse
Temos Young Posse como nosso nugu do ano. Na verdade, quase um ex-nugu, já que o grupo foi indicado ao MAMA 2024 como novato do ano na categoria feminina.
Carismáticas e cheias de marra e talento, as Young Posse debutaram em outubro de 2023 com a chiclete 'Macaroni Cheese'. O grupo faz parte da DSP Media, casa também do KARD e do MIRAE.
Com cinco integrantes com idades entre 14 e 19 anos (sim, a maknae é bem novinha), as meninas lançaram seu segundo projeto em março deste ano. "XXL" é um EP excelente que, com pouco mais de 16 minutos, mostra que estamos diante de um grupo que merece a nossa atenção. (Veja MV).
Em agosto, o grupo lançou outro ótimo EP, o 'Ate That', reafirmando o talento das integrantes que possuem créditos nas quatro músicas do disco.
Sunhye, líder e rapper principal do grupo, é um grande talento e já compõe, apesar de bem nova. Em pouco tempo de carreira ela já chama atenção pelo flow e pela rapidez com que canta,
O grupo vem numa crescente interessante, mas sofre com algumas críticas —válidas— sobre apropriação cultural, pois o conceito delas é bastante focado no hip hop americano, com uma linha tênue entre homenagem e caricatura.
Momento Dramas
'Adorável Corredora'
Um dos grandes sucessos do ano, 'Adorável Corredora' fez Byeon Wooseok se tornar uma das maiores celebridades da Coreia do Sul. A trama conta a história de um casal que faz uma série de viagens no tempo para achar uma linha temporal em que possam se manter vivos, sem acidentes ou fugindo de psicopatas. O drama entrega vários gêneros e um ótimo romance entre os protagonistas. Lovely Runner, 2024 | Criação: tvN | Elenco: Byeon Wooseok e Kim Hyeyoon | Onde assistir? Viki | País: Coreia do Sul
C-drama: 'The double'
Com quarenta episódios que passam voando, a série foi o grande destaque na China em 2024. Quem gosta de vingança bem feita, protagonistas inteligentes e dramas de fantasia com cenários e figurinos lindos vai amar 'The Double'. A atuação e química dos protagonistas é imensa, e ambos se ajudam muito. Cheia de plot twists, a série não é nada cansativa e ótima de maratonar neste fim de ano. 'The Double', 2024 | Criação - Youku | Elenco - Wu Jin Yan e Wang Xing Yue | Onde - Viki | País - China.
BL: 'Amor na Cidade Grande'
Depois de muito boicote (censura e homofobia) com as divulgações de 'Love in The Big City', o drama foi um grande sucesso de público e de crítica dentro e fora da Coreia. A trama traz a história de Go-young, um jovem gay, HIV positivo, vivendo amores e desamores em uma Seul que pouco se vê. É um drama queer, muito sensível e bem adaptado. O ator Nam Yoon-su faz o papel principal. 'Love in The Big City', 2024 | Criação - TVING | Elenco - Nam Yoon-su e Lee Soo-jyung | Onde - VIKI | País - Coreia do Sul
GERAÇÕES K-POP
Jonghyun: uma voz eterna
O nosso gerações K-pop da semana é uma homenagem a um dos vocalistas mais talentosos que a indústria já teve: Kim Jonghyun. O artista fez história na música como integrante do SHINee e como solista.
Conhecido pela voz poderosa e pelo carisma, Jonghyun foi descoberto por um olheiro da SM com apenas 15 anos. Em 2008, ele debutou no SHINee, que se tornou um dos grupos mais bem-sucedidos dentro e fora da Coreia.
Jonghyun sempre foi 'A voz' de um grupo repleto de grandes vocalistas. Com um timbre distinto, ele se consolidou como a "realeza" dos vocais na música sul-coreana e iniciou carreira solo em 2015, com o EP 'Base', que ficou em primeiro nos principais charts (GaOn e Billboard World Albums Chart).
No ano seguinte, ele lançou o seu primeiro disco de estúdio, o 'She Is', seguido de 'Story Op.1' e do compilado 'Story Op. 2' em 2017. Jonghyun era popular não somente pela voz, mas pelo processo de criação e envolvimento que ele tinha com a música.
O último disco dele, 'Poet I Artist', foi lançado pouco tempo depois de sua morte, em janeiro de 2018. Agora, em setembro de 2024, a irmã mais velha do cantor, Kim So-dam, decidiu abrir um programa para jovens artistas que precisam de ajuda, com foco na saúde mental. O programa faz parte da Fundação Shiny, estabelecida pela família dele depois de sua morte. Mais informações podem ser encontradas aqui.
Manda pra gente!
Tem história inesquecível com seu idol? Passou perrengue para ir a algum show? Mande seu relato com foto e/ou vídeo: kpopuol@uol.com.br.
Playlist
Rosé, Jimin, Stray Kids, ATEEZ, Seventeen. Ouça a seleção de Splash com os maiores destaques do ano do Universo K-Pop.
Programe-se
Segunda
- Babymonster - Lança 'Love in My Heart' (single digital)
- Mark Lee (NCT) - Lança 'Fraktsiya' com Lee Youngji (single digital)
- HyunJin - Lança 'Thank You' (single digital)
Terça
- Kard - Lança 'Detox' (quarto single digital)
Quarta
- BANG&JUNG&YOO&MOON - Lança 'Christmas With You' (álbum de Natal)
- Yugyeom (GOT7) - Lança 'Sweet Like' (single digital)
- SF9 - Lança 'D.W.B.H' (miniálbum japonês)
Sexta
- Dreamcatcher - Lança 'My Christmas Sweet Love' (álbum de Natal)