Topo
Entretenimento

Psica 2024: Quem é Brisa Flow, rapper indígena queridinha dos festivais?

Brisa Flow é uma das atrações do Psica 2024, em Belém (PA) - Reprodução/Instagram
Brisa Flow é uma das atrações do Psica 2024, em Belém (PA) Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

De TOCA, no Rio

13/12/2024 05h30

Filha de artesãos chilenos, Brisa Flow, 37, nasceu em Belo Horizonte e cresceu em Sabará (MG). Viver de arte sempre foi um caminho natural da cantora andante, que usa música para se expressar e conectar pessoas a partir da transformação e da cura. "Para parceiros, uma brisa; para vacilões, um furacão", diz a rima da cantora que se apresenta no Festival Psica, em Belém, neste domingo (15).

Quem é Brisa Flow

Brisa Flow une sua ancestralidade indígena mapuche, no sul do Chile, a diferentes estilos musicais. "Eu digo que a minha música é rap jazz neo-ancestral. Mistura trompa, teclado, trompete, músicas percussivas... Mistura tudo isso com o rap eletrônico".

Meus pais se conheceram em Santiago, na época da ditadura do [Augusto] Pinochet, os dois artistas, história parecida com a minha, conheci o meu parceiro em São Paulo. É bem o fluxo de migração que tem a ver com o show que levaremos ao Psica, chamado "Abya Yala em Trânsito". Fizemos a turnê no Chile, vamos fazer no México. Ele é patrocinado pela Natura, estamos tentando outros patrocínios para levar a outros países. Tem a intenção de quebrar estereótipos sobre a cultura indígena. Juntar a cultura preta e indígena. Brisa Flow

Ela mistura línguas originárias com espanhol, português, inglês e até portunhol — a junção entre as línguas portuguesa e a espanhola. "É um clássico da nossa comunidade de migrantes, é uma língua decolonial".

O Psica não é o primeiro festival que Brisa Flow se apresenta. Ela já esteve no Lollapalooza e no Rock in Rio. "Lutando para não ser só queridinha dos festivais, mas, sim, do público, para eles me pedirem em todos. Festival tem muita emoção envolvida, muito investimento também, porque sou minha própria empresa. Gosto muito de festival porque cresci assistindo o Festival Viña del Mar em VHS, era a única lembrança dos meus pais sobre o Chile."

As apresentações também têm um momento de improvisação, conta Brisa Flow, que vê os shows como "portais". "Tem que abrir e fechar. As pessoas falam que saem voando", diz ela. "Vai ser minha primeira vez no Psica, o qual queria estar havia muito tempo. Cada festival é diferente. Quero estar em festivais nos países latinos e na África, fora dos EUA e Europa, como geralmente os artistas vão."

Essa mistura de músicas de Violeta Parra, Mercedes Sosa, Victor Jara com o rap, foi muito boa. Me ajudou a criar uma identidade fazendo rap sem que eu perdesse minha essência. Misturei isso com Racionais MC's, Lauryn Hill, Erykah Badu, que até hoje é uma grande referência para mim, a Ana Tijoux, uma cantora do Chile que adoro... São referências. Brisa Flow

Psica 2024

Com atrações internacionais, o festival Psica, um dos mais importantes da região norte, celebra, em Belém, a cultura pan-amazônica. Batizada de Psica Dourado, a edição deste ano reúne mais de 50 atrações nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Entre os destaques estão shows da vencedora do Grammy Latino, Liniker; da lendária cantora paraense Fafá de Belém; da peruana Rossy War; do astro da sofrência João Gomes; do fenômeno BaianaSystem; e de feats inéditos, como Cátia de França + Amelinha. Outros talentos locais também participam.

Confira o lineup completo

  • Sexta - 13/12

Djuena Tikuna & Trio Manari
Priscila Castro & Marcos Tapajós + Naieme
Cátia de França + Amelinha
Bois de Parintins + Arraial do Pavulagem
Nilson Chaves & Iris da Selva
Marisa Black
Baile da Dz7
Banda Os Brothers
Rossy War
Carabao

pd - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
BaianaSystem se apresenta no sábado (14/12) no festival Psica 2024
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
  • Sábado - 14/12

Mestre Chico Malta & Mestre Damasceno
Mestra Cristina Sereia do Mar
Luê
BaianaSystem
Jeff Moraes
Ras Margalho
Maleïka
Duquesa
The Charque Side of The Moon
Calorosa
Th4ys
Banda Black Rio e Tony Tornado
Viviane Batidão + Zaynara
Jurandy O Rei do Tecnobrega
Ramon Sucesso
Pabllo Vittar
Larinhx
Tuyo
Super Pop

  • Domingo - 15/12

Thays Sodré
Samaúma
Magno Roots
Manoel Cordeiro
Yago Oproprio
Daniel ADR
Tha Skatalites
Martin Blue
Trio Mocotó + Tássia Reis
Ebony
Tiana
Fafá de Belém Canta Água
Liniker
Azuliteral
Coytada
João Gomes + Don L
Brisa Flow
Boris Percus
Crocodilo

pd - Hanah Carvalho/Divulgação - Hanah Carvalho/Divulgação
Ebony faz show no domingo (15/12), no festival Psica 2024
Imagem: Hanah Carvalho/Divulgação

PSICA Dourado

Quando: 13 de dezembro
Onde: Cidade Velha, Belém
Entrada gratuita

Quando: 14 e 15 de dezembro
Onde: Estádio Olímpico Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão
Quanto: a partir de R$ 95
Ingressos à venda pelo site da Ingresse.

Entretenimento