Topo
Entretenimento

Filme fracasso de bilheteria teve 7 indicações ao Oscar e hoje é aclamado

Morgan Freeman e Tim Robbins em "Um Sonho de Liberdade" - Divulgação
Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade' Imagem: Divulgação
do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/12/2024 17h57

O que seria uma despretensiosa adaptação do conto "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank", de Stephen King, se tornou, anos depois de seu lançamento, um dos filmes mais aclamados pelo público e pela crítica.

Um fato curioso é que "Um Sonho de Liberdade" não teve sorte nas bilheterias da época e foi considerado um fracasso. Uma das razões para ter dificuldades até mesmo para recuperar seu orçamento de US$ 25 milhões, foi ter competido nos cinemas com "Forrest Gump" e "Pulp Fiction".

Anos depois, contudo, o longa ganhou notoriedade e passou a ser amado, sem exageros, pelos espectadores. "Em quase todos os lugares que você vai, as pessoas dizem: ' The Shawshank Redemption — o melhor filme que já vi'", disse Morgan Freeman à Vanity Fair em 2014.

Um clássico dos anos 1990

Um Sonho de Liberdade, filme de 1994, é protagonizado por Tim Robbins e Morgan Freeman. A produção tem direção e roteiro de Frank Darabont, responsável por outro clássico, "À Espera de Um Milagre" (1999).

O filme que recebeu 7 indicações ao Oscar narra a história do banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins). Preso injustamente na Penitenciária Estadual de Shawshank pelo suposto assassinato de sua esposa e do amante dela, ele é condenado à prisão perpétua.

Do ano inicial na cadeia até o vigésimo de sua condenação, Andy faz amizade com o detento e contrabandista Ellis Boyd "Red" Redding (Morgan Freeman). Ao longo da história, os dois confidenciam reflexões sobre a vida na prisão, que mostram que não se trata apenas de um filme que analisa a tese carcerária.

Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade' - Divulgação - Divulgação
Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade'
Imagem: Divulgação

A partir de diversas tramas, Um Sonho de Liberdade reacende pautas sociais e sentimentos comuns a qualquer um exposto ao caos. Com Andy transparecendo serenidade em meio ao inferno vivenciado na cadeia, o público tem uma aula de paciência e resiliência acima de tudo.

A luta por dignidade e reparação diante dos erros também é escancarada na produção. Isso é visto com a ajuda de outros personagens que cercam Dufresne além de Red, como Brookes Hatlen (James Whitmore), um idoso preso há décadas e na iminência de ser solto. Quando pode ser finalmente libertado, Hatlen se enforca antes mesmo de deixar o local.

Brookes Hatlen (James Whitmor) em 'Um Sonho de Liberdade' - Divulgação - Divulgação
Brookes Hatlen (James Whitmor) em 'Um Sonho de Liberdade'
Imagem: Divulgação

"Um Sonho de Liberdade" está disponível no Max e no Prime Video.

Entretenimento