Nando Reis diz que reconquistou confiança dos filhos após vício em drogas
Nando Reis, 61, celebra os oito anos de sobriedade livre do vício em drogas em seu novo álbum de trabalho, em que também se desculpa com os filhos e a esposa.
O que aconteceu
Reis se desculpa com a família na canção "Daqui por diante" em que relata a demora para conseguir se livrar do vício e o sofrimento que causou às pessoas que ama. "É uma dor terrível quando você pensa o que causou em si mesmo e nas pessoas que ama. A dor é inevitável. Só que o arrependimento não funciona para nada. Quando se está doente, a justificativa é algo que a gente usa com frequência. Quase enjoa fazer isso. A desculpa perde força. Na música, o que falo é o tempo de qualidade que posso oferecer agora, daqui por diante, o que vai substituir as experiências ruins. Não tive uma DR coletiva com meus filhos. As relações foram retomadas, como digo na música, aos poucos. 'Depois do horror do tsunami veio a bonança'", declarou em entrevista ao Extra.
Ele exaltou a parceria com a esposa Vânia — os dois se conhecem desde os 15 anos. "A relação real é a que se constrói ao longo de uma convivência de mais de 40 anos. Nós atravessamos muitas dificuldades e para cada situação que enfrentamos, o vínculo amoroso foi reforçado".
Cantor destacou que "ainda" luta para não ter recaída. "É uma luta. No meu caso, não sei explicar, nem quero dar conselhos, eu tenho muita certeza de que eu não quero mais voltar lá. Eu consigo, por exemplo ficar do lado de pessoas da minha família bebendo. Não sou o chato. O problema é meu, eu que cuido. Mas eu tenho consciência de que se for lembrar do prazer que tudo isso trazia, é fácil recair. Mas se optar pela memória da dor, você tem um escudo melhor".
Nando Reis relatou que sua vida melhorou após parar de usar entorpecentes e álcool e que hoje vai a menos reuniões de alcoólicos anônimos. "Mesmo quando consumia drogas, ele garante que não deixava isso afetar a qualidade de seus lançamentos musicais. "É importante destacar que tudo que fiz na vida, independentemente das condições que possa ter feito, todas as canções passaram por um crivo no dia seguinte, que exige lucidez. É comum em um estado de alteração você achar tudo o máximo, mas nunca fui leviano ao lançar algo".