Xuxa critica Ana Paula Minerato após áudios racistas: 'Tem que ser presa''
Xuxa Meneghel, 61, se manifestou sobre o vazamento de um áudio com falas racistas de Ana Paula Minerato, 33.
O que aconteceu
A apresentadora criticou a postura de Minerato e disse que a ex-musa da Gaviões da Fiel deveria ser punida. "Gente do céu, essa mulher tem que ser presa pra dar exemplo", escreveu ela em um comentário no Instagram.
Xuxa ainda disse que é impossível tolerar essa conduta. "Não tem como perdoar… Logo vem o vídeo: 'desculpa, eu errei'. Não dá", concluiu a artista.
O caso teve início quando páginas de fofoca divulgaram falas racistas de Minerato sobre Ananda, cantora do grupo Melanina Carioca. "Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara", disse a ex-panicat.
Ananda rebateu as falas e lamentou a postura de Ana Paula. "Agora tu vai ver o que tu arrumou. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, agora o buraco vai ser mais embaixo. Tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora eu tô sabendo, geral sabe também", disse ela em suas redes sociais.
Consequências das falas
A Band FM e a Gaviões da Fiel decidiram demitir Ana Paula após a veiculação dos áudios. A apresentadora comandava o programa "Estação Band FM" desde 2015, assim como era musa da escola de samba há muitos anos.
A Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo abriu um processo contra Ana Paula para apurar os áudios racistas. A Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) abriu expediente na Ouvidoria para apuração do caso.
Após o vazamento, Ana Paula fez uma live chorando e pediu desculpas. "Eu estou muito mal, gente, porque eu sei que o que resultou nisso foi algo horrível. Quero pedir desculpa para todo mundo que se sentiu atingido ou ofendido", disse ela.
Minerato disse ter sido vítima de um relacionamento abusivo e que o ex-namorado a "colocava contra" Ananda. "Ele usou essa traição que ele fez com essa Ananda, comigo, para poder botar ela contra mim. Ele botou ela contra mim muitas vezes. Muitas, muitas, muitas vezes. Mostrou vídeos. Falava dela, e falava coisas terríveis", afirmou.