Topo
Entretenimento

Livro mostra entranhas da mata atlântica para nos lembrar de preservá-la

Árvore Figueira Brava, registrada por Cássio Vasconcelos, para o livro "Remanescentes da Mata Atlântica" - Cássio Vasconcelos
Árvore Figueira Brava, registrada por Cássio Vasconcelos, para o livro 'Remanescentes da Mata Atlântica' Imagem: Cássio Vasconcelos
do UOL

Da Redação

18/11/2024 19h26

Só no primeiro semestre de 2024, a mata atlântica perdeu uma área equivalente a 20 mil campos de futebol com o desmatamento. "Um impacto alarmante e inaceitável, especialmente neste bioma que é tão devastado e ameaçado", avaliou o SOS Mata Atlântica em um boletim há poucos dias.

Nesse contexto, o lançamento da 2ª edição do livro "Remanescentes da Mata Atlântica: as Grandes Árvores da Floresta Original e seus Vestígios", de Ricardo Cardim, na última quarta (13), ganha um caráter de urgência. Com fotografias de Cássio Vasconcelos, a obra traz mais de 400 páginas recheadas de informações científicas, históricas e culturais.

Ao destacar a importância de um dos biomas mais ameaçados do planeta, o livro convida o cidadão a refletir e, por consequência, agir. "Essas árvores são muito mais que plantas. Elas são testemunhas de nossa história ambiental e marcos de uma floresta que precisa ser respeitada e preservada", afirmou Cardim durante o lançamento.

Resultado de anos de pesquisa do botânico, o livro documenta as grandes árvores que ainda resistem e explora a riqueza do bioma, considerado o mais complexo do mundo. Uma única copa de árvore da mata atlântica pode abrigar uma biodiversidade maior do que algumas florestas inteiras na Europa, deixando clara a relevância desse ecossistema para o equilíbrio ambiental global.

Cardim planeja ainda criar o Museu da Mata Atlântica. Sem data definida para inauguração, o espaço deverá educar e sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental. "Esse acervo é uma homenagem ao nosso bioma, e o museu será uma extensão desse trabalho de campo que realizamos. A missão é educar, preservar e inspirar uma nova geração de pessoas a se importarem e cuidarem da mata atlântica."

O fotógrafo Cássio Vasconcelos é parceiro de Cardim nas expedições. Cerca de 200 novas imagens do livro são de sua autoria. "Cássio é um grande artista e conseguiu retratar a majestade da mata atlântica como poucos. Suas fotos nos fazem sentir a grandiosidade das árvores, nos conectam profundamente com elas", diz Cardim.

Onde comprar:
https://www.amazon.com.br/Remanescentes-Mata-Atlântica-floresta-vestígios/dp/6560920283

Entretenimento