Ponte oferece vista única da Fontana de Trevi durante trabalhos de conservação
ROMA (Reuters) - Turistas e moradores locais podem agora ver a Fontana de Trevi sob um novo ângulo, andando por uma ponte erguida enquanto o local passa por trabalhos de manutenção.
A ponte de metal, que dará a visitantes uma vista mais próxima da fachada da fonte, ficará ali por aproximadamente dois meses, enquanto o trabalho progride.
“Queríamos dar a todos a oportunidade de admirar a fonte, e fazendo isso de uma perspectiva única”, afirmou à Reuters neste sábado o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, durante a abertura da ponte. “Normalmente, você nunca poderia ver o que se pode ver sobre ela, então é uma oportunidade única."
A restauração da fonte, uma obra de arte barroca datada de 1762, deve acabar até o fim do ano.
Entre os trabalhos a serem realizados estão a remoção de sujeira, poluidores, óxido de ferro e calcário, disse à Reuters Anna Maria Cerioni, chefe das obras de restauração para patrimônios artísticos e culturais de Roma.
Uma ponte similar foi usada em 2014, durante trabalhos de restauração muito mais prolongados.
Somente 130 pessoas podem passar por vez pela ponte, e autoridades estão analisando formas de limitar o acesso a um dos monumentos mais movimentados da cidade.
Gualtieri afirmou que Roma não está avaliando a possibilidade de cobrar entrada para o local, mas sim formas para que a visita à Fontana de Trevi não seja “uma experiência arruinada pela superlotação”.
(Reportagem de Giulia Segreti)